top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

12º Salão do Livro começa na próxima terça-feira



O Salão do Livro não só fomenta a leitura, como propicia eventos artísticos culturais e o evento reitera a relevância da leitura em todas as idades, que na verdade é uma verdadeira viagem que fazemos por onde quisermos


Com patrocínio da Usiminas, maior evento literário do Leste mineiro traz atrações culturais de 11 a 16 de junho e já supera 25% de agendamento de escolas para a programaçãoA 12ª edição do Salão do Livro Vale do Aço abre suas portas na próxima terça-feira (11/06), às 18h, no Centro Cultural Usiminas.


O evento literário de grande representatividade no Leste mineiro vai até domingo (16/06) e discute o tema “sublimação”.


Realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio dopatrocínio da Usiminas, o evento traz espetáculos teatrais e musicais, oficinas, contações de histórias, exposições, bate-papos com escritores, lançamentos de livros, Cineminha Literário, Biblioteca Volante doSesc em Minas, além da tradicional Feira do Livro.


Todas as atividades são gratuitas e as informaçõescompletas sobre as atividades estão disponíveis no www.salaodolivrovaledoaco.com.br.Para a produtora executiva do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira, essa edição está ainda mais especial.


“O nosso desafio é sempre fazer um salão diferente, levar cultura, arte e livros para mais pessoas. Nossa motivação está em alcançar esse público que não tem fácil acesso à cultura. A cada ano, conseguimosmais adesão das escolas. Em 2019, já alcançamos 25% de agendamentos de escolas para nossa programação além da edição anterior. Isso enche nosso coração de alegria.


A cada edição, alcançamos mais cidades do entorno de Ipatinga, mais zonas rurais. Nossa motivação está em alcançar municípios que não têm acesso à cultura e fazer parte de um gráfico de leitores que ano a ano aumenta”, detalha Cibele.


Noite de abertura a primeira atração do evento literário será a intervenção artística urbana “O que fica?”, da artista e pesquisadora Denise Maria, no dia 11/6 (terça-feira), às 18h, no Jardim Literário do Centro Cultural Usiminas.


A performance irá propor uma reflexão sobre diversas formas de violência contra mulheres e vulneráveis, além de questões relacionadas ao bullying e ao assédio moral.


A intervenção é aberta ao público. Ainda no dia 11 de junho, às 19h, a abertura solene do 12º Salão do Livro Vale do Aço será no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com a participação de representantes da Usiminas, Instituto Usiminas, Câmara Mineira do Livro, Sesc em Minas Gerais e demais apoiadores, seguida do espetáculo "Mundo ao avesso" , de João Carlos Cardoso, do Grupo Casa Laboratório, que leva ao palco instituições de amparo a pessoas com Síndrome de Down e reúne dança, música e teatro.


Entrada gratuita. Ao fim da solenidade, as exposições que integram a programação permanente do 12º Salão do Livro estarão abertas à visitação. O fotógrafo Wellington Silveira lança a exposição “Entre Linhas” durante o momento “Alinhavando conversas com recuperandos da Apac”, a partir das 20h, na Galeria Hideo Kobayashi.


Também serão abertas à visitação as exposições de fotografia e no “Reino das Diferenças”, ambas do Projeto TinaDescolada; além da “Brinquedoteca Colaborativa”, composta também pelo projeto Tina Descolada juntamentecom o Instituto Ideias e a Ciranda de Soli.


Na Feira do Livro a novidade deste ano é que a Feira do Livro será dividida em 2 ambientes: na Galeria Hideo Kobayashi e no Jardim Literário, localizada no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas.


Em dois espaços amplos, estarão24 estandes com as principais editoras e distribuidoras do estado de Minas Gerais e do país, com diversidade de títulos literários. Vales-livros serão sorteados durante a grade de programação cultural a todos os participantes e deverão ser trocados entre os dias 12 e 15 de junho (de quarta-feira a sábado), somente na Feira do Livro.

A venda ou troca por terceiros dos vales-livros é proibida.


Parceria do Sesc em Minas Pelo quarto ano consecutivo, o Sesc em Minas enriquece a programação do Salão do Livro Vale do Aço com diversas atrações, de 12 a 15 de junho, no Centro Cultural Usiminas, com a Biblioteca Volante do Sesc;oficinas nas escolas públicas.


Também leva o Cine Sesc ao Contém Cultura do Bugre, de 12 a 14 de junho(quarta a sexta-feira), com filmes que dialogam com o tema do evento e apresentam visões sobre a relação com o outro e com acontecimentos da vida, como a perda, o amadurecimento, a transformação.


O Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas também receberá o Cineminha Literário com o apoio do Sesc, de 12 a 15de junho (terça à sábado). Amor nas escolasO Sesc em Minas também traz o designer Rafa Mattos para o 12º Salão do Livro com o objetivo de revolucionar as escolas por onde o artista vai passar.


A oficina “Plante amor nas escolas” levará intervenções artísticas com a criação de murais coletivos com os alunos da Escola Estadual João Paulo, de Revés do Belém; da Escola Municipal Paulo Freire, de Coronel Fabriciano; e da Escola Municipal Limoeiro, de Timóteo.


Um regador com coração acompanhado da frase “Plante amor, colha o bem” ficará registrado nos murais pintados pelos estudantes juntamente com Rafa Mattos.


Serviços:


12º Salão do Livro Vale do Aço11 a 16 de junho de 2019Terça-feira (19h às 22h) Quarta à sexta (8h às 22h) Sábado (9h às 22h) Domingo (10h às 18h) Contém Cultura - Praça Padre Francisco Weber, Centro, BugreInscrições para oficinas e bate-papos com escritores: 31 98324 4860 (Clar

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page