top of page

3ª Edição da Acuenda: Celebração da Diversidade de Gênero com Arte e Cultura

  • Foto do escritor: Fernand Lodi
    Fernand Lodi
  • 17 de jul. de 2024
  • 3 min de leitura


O Grupo Hibridus Dança se prepara para a realização da 3ª edição da Acuenda, um evento artístico e cultural que celebra a diversidade de gênero.


O evento acontecerá no dia 19 de julho, sexta-feira, a partir das 16h, no Bar O Beco, localizado na Rua Jacarandá, n° 413 B, bairro Horto, Ipatinga.


A Acuenda nasceu com o propósito de promover a visibilidade e o respeito às diversas identidades de gênero através da arte, contando com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, pela Lei Paulo Gustavo e Governo Federal, e produção da Cênika Eventos, com apoio do Bar O Beco.


Esta edição promete ser ainda mais inclusiva e democrática, mantendo o acesso gratuito ao público e buscando maior acessibilidade por ser realizada em uma área comercial.

A programação diversificada inclui atividades culturais e artísticas que abrangem diversas formas de expressão:


16h: Oficina "Basicamente Isso É Um Zine Queer" com D’Grego (Básico Coletivo Artístico)

18h: Exposição de Artes Visuais "Deixe Brilhar - 7 Anos de LGBTudo na Cena" por Wan Douglas (LGBTudo)

19h: Abertura Oficial

19h20: Cena Curta "Além-Paredes" com Furcifer Scher

19h40: Sarau-resistência “Bixária Literária”: 5ª edição do Slam Básico de Ipatinga com Kadosh Miranda (Básico Coletivo Artístico)

21h: Concurso Drag Queen: Competição emocionante de performance drag com Diiah Foox, Gamorah, Jasmim Soslaio e Nayarah Carraroh

22h30: Show DJ Nichollas


Além das atividades culturais, durante a Acuenda haverá uma ação especial do Comitê de Cultura de Minas Gerais, conforme a Portaria MinC nº 64/2023, do Ministério da Cultura. O público poderá visitar tendas informativas e interativas com diversas atividades, como:

Tenda 1: Comitê de Cultura – Saiba mais sobre as ações de formação, mobilização e comunicação cultural dos Comitês de Cultura de Minas Gerais, focando na PNAB (Política Nacional Aldir Blanc).


Tenda 2: Núcleo de Assistência Judiciária - NAJ, oferecendo suporte jurídico para comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fundado em 1998 pela FADIPA.


Tenda 3: Leitura de tarô com Matheus Sampaio – seu trabalho é com tarot e baralho cigano, ele oferecerá leituras simples e rápidas. Uma pergunta por pessoa. Obtenha uma leitura especial sobre seu futuro.


Tenda 4: Estética com Fabiana Pêssega.


A Acuenda não é apenas um evento, é um espaço de celebração, resistência e empoderamento para a comunidade LGBT+ e todos que apoiam a diversidade.

Todos estão convidados a participar e apoiar esta causa tão importante para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.


Uma oportunidade de fazer parte deste evento único que celebra a diversidade com muita arte e cultura.


Sobre o grupo Hibridus Dança


O Hibridus Dança, certificado como Espaço Hibridus Ponto de Cultura, é uma organização comprometida com a promoção da arte e cultura, focada na inclusão e diversidade.


Com uma trajetória marcada pelo comprometimento social, busca transformar vidas através da arte, oferecendo atividades culturais e educativas para a comunidade de Ipatinga e região.

O Hibridus faz  parte de uma rede poderosa, junto a outras três organizações mineiras: AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs de Belo Horizonte, Associação Carla Rosa - ACR de Viçosa, Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD de Araçuaí, denominadas Comitê de Cultura, que conforme a Portaria MinC nº 64/2023 são redes de agentes, coletivos e instituições, articuladas por organizações da sociedade civil que, selecionadas por meio de editais, realizam ações de formação, mobilização e comunicação sobre as políticas culturais, temas nacionais e transversais, nos territórios de cada estado.


Ficha Técnica:


Curadores: Luciano Botelho e Wenderson Godoi

Coordenação de Comunicação: Luciano Botelho

Gestão e Produção Executiva: Cênika Eventos

Social Media: Priscila de Paula, Letícia Nantes e Hanna Santos

Assistentes de Produção: Gabriella Sandy, Mariany Almeida, Jany Francisca e Christiane Juliana

Direção Técnica e Logística: Morrison Deolli

Técnicos: Alex Gonçalves, Ighor de Paula e Leockender Castro

Design Gráfico: FiP Design

Serviço:

Evento: 3ª Edição da Acuenda – Manifestação Artística e Cultural Pautada pela Diversidade de Gênero

Data: 19 de julho de 2024

Horário: A partir das 16h

Local: Bar O Beco, Rua Jacarandá, n° 413 B, bairro Horto, Ipatinga

Entrada: Gratuita

Para mais informações, entrevistas e credenciamento de imprensa, entre em contato com:

Espaço Hibridus Ponto de Cultura

Telefone: (31) 98326-3921

 

 

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page