top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Ação Educativa do Instituto Usiminas está com inscrições abertas



Ação Educativa do Instituto Usiminas está com inscrições abertas para Rota 60 e atividades no Centro de Memória Usiminas


Nos próximos dias, o Centro de Memória Usiminas oferecerá à comunidade de Ipatinga e do Vale do Aço uma série de programas realizados pela Ação Educativa do Instituto Usiminas.

Com inscrições abertas, o público interessado já pode se cadastrar para participar de visitas mediadas e palestras.


A iniciativa conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e reforça a atuação social continuada da companhia nas localidades em que mantêm operações.

A primeira atividade já está marcada para o dia 6 de maio. Trata-se do Rota 60, uma viagem conduzida por dois personagens que contam histórias dos processos de produção do aço, percorrendo pontos turísticos da cidade.


No dia 13/5 é a vez de Rodrigo Vivas ministrar um encontro no Centro de Memória para apresentar temas da arquitetura modernista brasileira.


Não para por aí. Ainda tem Visita Noturna no dia 19/5 e projeto de formação com professores no dia 20/5, abordando o uso de ateliês de arte na experiência de construção de identidades.

Durante todo o mês, o público também pode apreciar as exposições de longa duração no Centro de Memória Usiminas. Com entrada gratuita, as obras ficam expostas de quarta a domingo. Há agendamento de visitas disponível para grupos escolares.


Em 2023, o Instituto Usiminas comemora 30 anos de atuação. Neste período, duas décadas foram dedicadas a um trabalho de formação por meio da Ação Educativa, que conta com programação permanente e gratuita para escolas, instituições e comunidade.


As atividades reforçam o compromisso da Usiminas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU), levando para o público educação de qualidade, valorização do patrimônio cultural e sustentabilidade.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância da programação contínua da Ação Educativa para criar e fortalecer a formação da comunidade.


“Direcionar ações em prol da educação de qualidade nos ajudam, como comunidade, a contribuir para o processo de formação do futuro. Por meio de diversas atividades, consolidamos nosso trabalho de atuação social nesses 30 anos de Instituto Usiminas e 20 de Ação Educativa”, salienta.


Os interessados em participar das ações ou visitar o Centro de Memória podem se inscrever via Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas.


Confira a programação completa:


Centro de Memória Usiminas | Visita às exposições permanentes. Local: Rua Antares, nº 950, bairro Castelo (prédio do antigo Grande Hotel)/ Quarta a sábado, das 10h às 18h | Domingo, das 10h às 13h


6/5

Programa de Educação Patrimonial

Rota 60 - Edição Limoeiro

Com Luzia di Rezende e Diego Martins

Realização: Instituto Usiminas (MG)

Ponto de encontro: Avenida José Anatólio Barbosa, 1728

Commentaires


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page