top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Ação Educativa lança atividades no Centro Cultural Usiminas e no Teatro Zélia Olguin



Programação semestral gratuita para escolas e famílias inclui visitas mediadas às exposições, oficinas de arte, espetáculos de teatro e música e cursos de formação em arte


O Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin estão de portas abertas para famílias, estudantes, educadores e toda a comunidade curtirem a nova temporada de atrações da Ação Educativa do Instituto Usiminas.


A programação do primeiro semestre de 2023 conta com atividades de incentivo à leitura, oficinas livres de arte, espetáculos de artes cênicas, música e dança e visitas mediadas às exposições que pautam temas importantes da contemporaneidade.


Além de uma grande de cursos de formação para professores e estudantes pautada na transversalidade de temas e abordagens no campo das humanidades. As atividades começam em fevereiro e são realizadas pelo Instituto Usiminas com o patrocínio da Usiminas, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 212835).


Ao completar 20 anos de atividades, a Ação Educativa promove programas que buscam fomentar as discussões e o pensamento crítico, conforme explica a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal.


“No ano em que comemoramos os 20 anos da Ação Educativa, reafirmamos nosso compromisso com a formação qualificada dos nossos públicos, oferecendo uma programação gratuita e acessível a todas as idades”, detalha.


Grupos escolares, instituições e famílias podem agendar a participação nas atividades de fevereiro a partir desta segunda-feira (30/1), pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330. As datas de agendamento para os demais meses estão detalhadas no site institutousiminas.com.


Para ver e explorar


As visitas às exposições do Instituto Usiminas são realizadas por uma equipe de mediadores com o objetivo de desenvolver e realizar atividades de aproximação e conhecimento das obras, períodos artísticos, artistas e linguagens da arte, buscando relacionar os temas das exposições com a experiência de vida dos participantes.


As visitas à Galeria do Centro Cultural Usiminas e ao Teatro Zélia Olguin são voltadas para escolas, de terça a sábado, nos horários de 9h30, 13h30, 15h e 18h30, mediante agendamento.


Para conhecer os bastidores do Teatro do Centro Cultural Usiminas, a Ação Educativa apresenta o Histórias do Teatro, com os atores Luzia di Rezende e Diego Martins.


Os personagens Pirata Montenegro e sua companheira Macunaíma conduzem os visitantes a uma experiência cercada de curiosidades, comparando o teatro a um navio, detalhando os processos que encantam espectadores de todas as idades.


A atividade será realizada nos dias 1 de março, 18 de abril, 17 de maio e 14 de junho, com sessões às 9h30 e 14h.


Oficinas de arte


O Tardes de Criação, programa de atividades de ateliê e oficinas práticas, propõe aproximar crianças e adultos do universo das artes. As famílias vão poder se divertir e explorar toda sua criatividade na Oficina de Performance, com Shima (BH), no sábado (4/2), às 14h e 16h; também Instituto Usiminas – BH ; Av. do Contorno, N° 6594 - 8° andar, Savassi, ; 30110-044, Belo Horizonte/MG; Tel.: 55 31 98397-6480, na Oficina de Gravura, com Milton Lira, no dia 04/03, às 14h. Outras oportunidades são a Oficina de Escrita, com Maré de Matos, nos dias 27/04, às 18h30, e 28/04, às 14h; e na Oficina de Desenho Botânico, com Arthur Corrêa, no dia 20/5, 15h, todas no Centro Cultural Usiminas.


O Tardes de Criação vai ao Teatro Zélia Olguin no dia 24/6, às 15h, levando a Oficina de Colagem, convidando os participantes a explorar materiais diversos para recompor imagens.


As escolas também terão experiências incríveis no Tardes de Criação, mediante agendamento das turmas, no dia 03/03, às 14h, na Oficina de Gravura, com Milton Lira, quando os estudantes serão convidados a conhecer os processos de impressão próprios da gravura a partir da técnica da monotipia.


Também podem participar da Oficina de Escrita, com Maré de Matos, no dia 28/04, às 14h, um convite para brincar com a palavra.


Teatro para escolas


Quatro atrações de artes cênicas serão realizadas para grupos de escolas, no mês de abril. O Histórias Contadas traz o Café Encantado, com Teatro Público (BH), no dia 01/04, às 16h, na Biblioteca do Centro Cultural Usiminas.


Durante o encontro, os personagens trazem à tona histórias, hábitos e canções do passado, em um ambiente de trocas de experiências com os espectadores.


O Histórias Contadas continua no dia 28/4, às 19h, na Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas com o espetáculo Fantasticamente Paulo, do Dama Espaço Cultural (Timóteo).

A peça, inspirada no conto drummondiano “A incapacidade de ser verdadeiro”, traz para cena a história de Paulo: uma criança com uma mente fantástica e inventiva e que, por expor suas ideias e fantasias, acaba entrando em confusões.


A Série Espetáculos Didáticos traz para o Teatro do Centro Cultural Usiminas duas apresentações do Grupo Serelepe (BH). O Brinquedorias será no dia 26/04, com sessões às 9h30 e 14h30.


Em cena, três personagens começam a explorar brincadeiras tradicionais em uma mistura afetiva de desafios, divertidas competições e parcerias, tão presentes nas diversas infâncias espalhadas pelo mundo. No dia 27/4, às 9h30 e às 14h30, será a intervenção cênico musical Locotoco, que tem como inspiração as canções e brincadeiras tradicionais, advindas de diferentes regiões do Brasil e de outros países da América Latina.


Um convite à leitura Com 18 anos de existência, completados em 2023, a Biblioteca Central de Ideias convida todo o Vale do Aço a fazer parte dessa comunidade de leitores. Aberta de terça a sábado, das 12h às 20h, a Biblioteca disponibiliza mais de 9.500 títulos, com atendimento presencial e o serviço Delivery de Livros todas as terças, que entrega e busca os exemplares nas residências dos leitores, gratuitamente. Mais informações: (31) 3224-3849.


SERVIÇO


Programação Semestral Centro Cultural Usiminas e Teatro Zélia Olguin

Ação Educativa Instituto Usiminas

Fevereiro a junho de 2023

Agendamento: pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page