top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

A-RMVA Projeto de Regularização Fundiária Ipaba



A Agência de Desenvolvimento RMVA e Administração de Ipaba entregam escrituras do Projeto de Regularização Fundiária


As primeiras escrituras do Projeto de Regularização Fundiária realizado no bairro Nossa Senhora das Graças, no município de Ipaba, foram entregues aos moradores da Quadra II.


O projeto tem a iniciativa da Prefeitura de Ipaba e coordenação técnica da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agência de Desenvolvimento RMVA).

Na noite de sexta-feira (17), foram entregues 35 escrituras devidamente registradas.


A cerimônia contou com a presença do prefeito de Ipaba, Geraldo dos Reis Neves; diretor-geral da Agência de Desenvolvimento RMVA, João Luiz Teixeira Andrade; gerente de Regulação da Expansão Urbana da Agência de Desenvolvimento RMVA, Glauciene Vasconcelos; representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes) e superintendente de Regularização Fundiária, Paulo Amaral e o representante da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) e diretor de Monitoramento do Sistema Metropolitano, Eriênio Souza.


Ao todo, 507 imóveis estão em processo final de regularização nesta primeira fase do projeto. Os demais documentos serão entregues à medida que forem liberados pelo Cartório de Registro de Imóveis de Ipatinga. Somente na primeira fase, que contemplou o bairro Nossa Senhora das Graças, 2030 pessoas foram beneficiadas pela regularização.


O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento RMVA, João Luiz, avalia que o processo de regularização fundiária promove a dignidade humana e gera benefícios ao município.


“Pessoas que moram há décadas nesta área, finalmente, tiveram seus terrenos regularizados. Devido ao projeto desenvolvido entre Agência de Desenvolvimento RMVA e Prefeitura de Ipaba e entrega das escrituras, os moradores terão segurança em investir em uma reforma, até mesmo obter um empréstimo bancário, vender ou permanecer morando no imóvel. Além disso, a regularização fundiária implica em um retorno financeiro para Ipaba, com o recolhimento do IPTU”, pontua o diretor-geral.


O prefeito de Ipaba, Geraldo dos Reis Neves, pontua o pioneirismo do município no trabalho em conjunto à Agência RMVA. “Algumas pessoas não acreditaram no projeto, contudo, está aí a prova de que deu certo. Agradecemos aos moradores do bairro Nossa Senhora das Graças, por terem sido os primeiros a confiar neste processo. Gostaríamos de parabenizar a toda equipe da Agência RMVA que nos orientou, aos servidores da Prefeitura de Ipaba que estiveram envolvidos e principalmente aos moradores”, ressalta Geraldo.


Uma das contempladas com o projeto, Maria de Lourdes de Morais, de 60 anos, destaca que o documento do imóvel era um antigo anseio dela e dos demais moradores.


“É um sonho realizado, é uma estabilidade, segurança. Sempre ficávamos inseguros de acontecer algo com a gente, agora não. Moro neste imóvel há mais de 30 anos e finalmente conseguimos a escritura, que é um sonho de muitos moradores de Ipaba. Avalio o que o trabalho feito pela Agência e Prefeitura foi bem rápido”, declara Maria de Lourdes.


Grimaldo Aparecido da Silva, de 44 anos, também foi um dos moradores que teve o terreno regularizado. Para ele, a eficiência do projeto foi surpreendente. “O trabalho foi muito bem realizado. Nós nem estávamos esperando esta rapidez. Mostra a eficiência da equipe da agência e da Prefeitura de Ipaba. A regularização é algo que esperávamos há muito tempo.


Moro neste terreno mais de 15 anos. Agora nós temos a segurança e garantia para morar”, conta o contemplado.


Durante a cerimônia, o superintendente de Regularização Fundiária enfatizou que estas são as primeiras escrituras feitas com apoio do estado entregues pelo Governo Zema.


Paulo Amaral ainda avaliou como positivos os resultados apresentados. O superintendente também reiterou que a Sedectes tem aprovado o programa de Regularização Fundiária e demais trabalhos da Agência de Desenvolvimento RMVA, que beneficiam de forma efetiva a população do Vale do Aço.


O projeto de Regularização Fundiária em Ipaba segue para uma nova etapa. O processo será iniciado no Centro-Leste, para a regularização de 527 imóveis.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page