• Fernand Lodi

Agenda de Convergência celebra conquistas



Instalação da Delegacia da Polícia Federal em Ipatinga, Doação de equipamentos para agilizar o diagnóstico de pacientes oncológicos e Elaboração do Plano Diretor do aeroporto regional foram alguns dos anúncios feitos


A pandemia e todos os desafios advindos dela não impediram as lideranças da Agenda de Convergência do Vale do Aço (ACVA) de darem sequência e continuarem lutando pelos pleitos elencados nos seis eixos estruturadores.


A noite dessa segunda-feira, 02/08, foi de boas notícias para a região durante reunião das lideranças que compõe a ACVA.


No eixo Infraestrutura, o coordenador, Luciano Araújo, comemorou aprovação pelo Tribunal de Contas da União - TCU do relatório para licitação da concessão da BR-381. “Após a concessão mudamos o nosso foco, ao invés de correr atrás de emendas parlamentares, vamos acompanhar junto a concessionária todo o processo de duplicação. Ressaltamos junto ao ministro Tarcísio de fazer uma boa licitação para que a empresa ganhadora detenha capacidade técnica e financeira para conclusão das obras”, justificou.


A pavimentação da LMG 760 segue em ritmo acelerado. O governador Romeu Zema visitou as obras na última semana. A previsão é de conclusão até outubro do ano que vem, podendo até antecipar esse prazo.


Já as obras de reforma e ampliação do aeroporto regional do Vale do Aço estão previstas para serem entregues no final do mês de setembro. A boa notícia é que foi assinado o contrato entre Infraero e Agência da Região Metropolitana para elaboração do Plano Diretor.


A iniciativa consiste em uma série de estudos e avaliações das potencialidades para o desenvolvimento do aeroporto. O documento vai orientar a captação de investimentos em expansão e modernização do aeroporto com previsão de conclusão em 90 dias.


Em Competitividade, Marlon Duarte, informou os avanços do eixo e destacou as discussões para a criação do Arranjo Produtivo Local do Turismo. Já o APL Metalmecânico, um dos maiores do Estado, foi apresentado recentemente ao Diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Abreu.


“Nosso APL foi avaliado em Nível 4, nível mais avançado de governança e maturidade, reforçando ainda mais o potencial industrial da região”. Marlon disse que nas próximas semanas será encaminhado ao governo de Minas algumas demandas do setor para que o mesmo avalie e continue apoiando os projetos.


Outro contato feito recentemente, foi com a equipe da Gasmig que apresentou os avanços e investimentos em redes de abastecimento ao longo desses anos e propôs um levantamento de demandas por parte da Agenda para o desenvolvimento de redes e ou atendimento, uma vez que de 25 a 30% das vendas da Gasmig no estado de Minas estão concentradas no Vale do Aço, principalmente, em função das grandes indústrias.


Na Educação a expectativa é de retorno às aulas presenciais em todo o Estado. “Como seguimos na onda verde a tendência é de as diversas esferas retomarem ao processo de retorno presencial das atividades de acordo com orientações e protocolos do órgão municipal e estadual”, pontuou o coordenador do eixo, Genésio Zeferino.


Saúde, Sustentabilidade e Segurança


Já na Saúde, a proposta de habilitação para Implantação do SAMU Regional foi enviada ao Ministério da Saúde. Em relação a Implantação da Rede de Urgência e Emergência, Ernany informou que já foi feito a habilitação de leitos de UTI adulto na primeira fase do PAR e está em discussão a linha de cuidados referentes ao AVC.


Quanto à Implantação da Unidade do Hemominas no Vale do Aço, a Prefeitura de Ipatinga já enviou para Fundação Hemominas o plano de trabalho e toda documentação solicitada para implantação do PACE. Posteriormente acontecerá a assinatura do convênio.


Em relação a vacinação, Ernany Duque destacou que a região recebe esta semana a 33ª remessa de imunizantes. “Até o momento já foram dispensados aos municípios 510.597 doses de vacinas, o que corresponde a 58% da primeira dose aplicada a população e 23% da segunda dose com o esquema vacinal completo”. Segundo o superintendente regional de saúde, a macrorregião segue estável com aproximadamente 30% da taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19.


Na oportunidade, Salvador Prado Júnior, diretor – presidente da Fundação São Francisco Xavier, agradeceu a doação feita pelo governo de Minas juntamente com o diretor da presidência do senado, suplente no senado federal, Alexandre Silveira.


“Recebemos a grata notícia da doação de um PLC, equipamento que propicia aos pacientes oncológicos iniciarem o tratamento mais rapidamente, sem ter que se deslocar para a capital para um diagnóstico mais preciso e um tomógrafo para o hospital Vital Brazil, dois aparelhos que serão de grande utilidade elevando o patamar de atendimento da oncologia do leste mineiro”, agradeceu Salvador.


No eixo Sustentabilidade, Vinicius apresentou os investimentos que o Parque Estadual do Rio Doce receberá nos próximos meses e solicitou apoio dos membros da ACVA na divulgação do edital para selecionar uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip no intuito de obter uma entidade parceira com capacitação técnica para a consolidação do Arranjo Produtivo Local.


“Sugiro que esse APL do turismo seja capitalizado para essa agenda, para monitoramento porque não adianta receber investimentos e não capacitar todo o pessoal do entorno do PERD”, opinou Vinicius que na oportunidade agradeceu o apoio da Fundação Renova.


Convidado pelo eixo Segurança, Alexandre Silveira anunciou a Instalação da Delegacia da Polícia Federal no Vale do Aço.


“A ideia é que essa delegacia atue não só como posto avançado para solução na emissão de documentos, e sim uma delegacia estruturada e eficiente no combate aos crimes federais na região abrangendo não só o Vale do Aço, mas parte da Zona da Mata e municípios no entorno de Manhuaçu”, ressaltou.

Na ocasião, Silveira parabenizou a Agenda de Convergência. “Dificilmente exista algo no estado de Minas Gerais tão organizado e eficiente como essa Agenda, me coloco a disposição de vocês para somarmos forças e contribuir no desenvolvimento do Vale do Aço”, concluiu.

Flaviano Gaggiato, coordenador da Agenda de Convergência parabenizou os eixos pelas conquistas e pelo momento próspero e de oportunidades para a região e agradeceu o apoio de Alexandre Silveira.


“Os avanços e conquistas aqui apresentados hoje só reforçam o quão a união fortalece. Parabéns a todos os membros dessa Agenda, temos muito ainda o que conquistar, juntos somos mais fortes e iremos mais longe. Obrigado Alexandre Silveira que tem nos apoiado em vários pleitos junto ao senador Antônio Anastasia e ao presidente do senado, Rodrigo Pacheco”, finalizou.