top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

APAE Timóteo inaugura espaço lúdico-pedagógico para atender alunos



Projeto contou com recursos do Edital de Projetos Fundação Aperam Acesita 2022


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Timóteo inaugurou, na manhã da última terça-feira (03/10), o espaço Com Vivências - Criando Laços Através da Literatura, Arte e Ludicidade.


O local recebeu melhorias visando acessibilidade dos alunos, de 5 a 22 anos de idade, atendidos pela instituição. A iniciativa foi viabilizada com recursos do Edital de Projetos Fundação Aperam Acesita 2022.


O projeto foi criado com o objetivo de criar um ambiente educacional para ampliar ações lúdicas e pedagógicas para alunos com deficiência intelectual, múltipla, com ou sem autismo.


Complementando o projeto, a Apae Timóteo fez a aquisição de livros literários e capacitação dos professores para planejamento de atividades inovadoras e criativas a serem executadas no espaço.


“Ressignificamos um espaço com potencial de ações transformadoras. Ousamos, acreditamos e fomos contemplados. Agradecemos a Fundação Aperam e nossos parceiros por possibilitar tornar o sonho desse espaço uma realidade, com cores, flores, detalhes e tanta alegria e vida”, enfatizou a presidente da Apae Timóteo, Vânia Lamas.


A Banda Brasil Excepcional, formada por alunos da Apae Timóteo, abriu a cerimônia de inauguração com um show animado. Um dos integrantes da banda, João Vitor Obigail Neiva Donato, de 23 anos, enfatizou a importância do espaço para ele e os colegas.


“A gente sempre ficava na varanda e, agora, não saímos deste espaço incrível. Foi muito bom pra gente ter um lugar tão bonito”, contou João Vitor, que é aluno na Apae desde os 5 anos de idade.


Para o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o projeto vai além da boa usabilidade. “Mais do que ter um espaço em condições de acessibilidade, o projeto amplia as oportunidades para os alunos da Apae. Esse é um princípio do Edital de Projetos, que fortalece as entidades ajudando a tirar “sonhos” que estão na gaveta. Temos muito orgulho de trabalhar com a Apae Timóteo e dos demais municípios onde atuamos. As experiências daqui são modelo para as demais localidades”, revelou Venilson.


A secretária de Educação de Timóteo, Márcia Lessa, frisou a importância da acessibilidade nas escolas. “É possível transformar vidas com iniciativas que começam e um sonho.


Agradeço a cada um dos alunos da Apae Timóteo por nos inspirarem e moverem a nossa energia de trabalho e vida. Este espaço ganhou acessibilidade para que vocês tenham mais condições de desenvolvimento e aprendizado. Por isso, estamos trabalhando para que 100% das escolas municipais de Timóteo também tenham acessibilidade”, declarou Márcia.


Edital de Projetos 2023


Até o dia 13 de outubro, as organizações sociais, sem fins econômicos, que desenvolvam ações sociais no Vale do Aço e no Vale do Jequitinhonha, podem inscrever propostas na 12ª edição do Edital de Projetos Fundação Aperam Acesita. Serão selecionadas instituições que estejam alinhadas aos focos do Edital: Educação, Meio Ambiente, Geração de Trabalho e Renda, Cidadania e Direitos Humanos.


O Edital incentiva o desenvolvimento de projetos e iniciativas sociais que propiciem a melhoria das condições de vida das comunidades localizadas nas áreas de influência e abrangência/atuação da Aperam South America e da Aperam BioEnergia.


O prazo para execução do projeto é de até nove meses, com início a partir de janeiro de 2024. O regulamento e documentação para inscrição estão disponíveis pelo link: https://brasil.aperam.com/ e www.aperambioenergia.com. Contato para mais informações:

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page