• Fernand Lodi

Associação Indaiá, de Antônio Dias, em evento de artesanato do SEBRAE Minas



A Associação Indaiá, da cidade de Antônio Dias, interior mineiro, participou recentemente dos eventos de artesanato, Casacor e Modernos Eternos, produzidos pelo SEBRAE Minas. Estas mostras tiveram início no dia 14 de setembro e vão até o dia 17 de outubro.


A Associação Indaiá participou através da inserção de peças do artesanato mineiro em ambientes da mostra onde havia um espaço para comercialização destas peças.


Esta participação se deu a partir de uma curadoria feita por arquitetos e designers, através do Catálogo de Artesanato - Decoração e Utilitários do SEBRAE Minas, no qual a associação estava expondo seus trabalhos.


Neste evento foi lançada a 7ª edição deste catálogo como ferramenta para que arquitetos e designers possam conhecer o trabalho dos artistas contemplados no catálogo, e assim selecionar as peças que tenham conexão com os conceitos dos ambientes propostos.


As duas mostras, Casacor e Modernos Eternos, são referências em decoração e apresentam importantes tendências em design de interiores, arquitetura, paisagismo e arte e a participação nestes eventos é uma oportunidade, do SEBRAE Minas, promover e valorizar o trabalho dos artesãos mineiros, e impulsionar a geração de negócios.


A mostra da Modernos Eternos aconteceu de 21 de setembro a 3 de outubro no Colégio Arnaldo em Belo Horizonte e a mostra da Casacor está aconteceu, também na capital mineira, no Palácio das Mangabeiras, até o dia 17 de outubro.


A partir da participação nestas duas mostras a Associação Indaiá foi convidada a participar de outras como a Mostra de Artesanato da Região Sudeste, no Senado Federal em Brasília que aconteceu nos dias 28 a 30 de setembro.


Associação Indaiá


A associação tem como missão preservar, proteger e sistematizar de forma dinâmica e inovadora a produção do artesanato feito com a tradicional cultura do tecer a palha do indaiá.


Desde 2015 a associação vem trabalhando com o intuito de transformar o tecer tradicional em novos produtos nos seguimentos moda, decoração e arte aliando design à qualidade técnica da produção, porém cultivando sua originalidade e beleza para dialogar no cenário contemporâneo.


Tem como objetivos identificação e capacitação profissional para as artesãs a partir da palha do indaiá; estimular e mobilizar o empreendimento sustentável; desenvolver e priorizar a cultura do artesanato local com a palha e com qualificação profissional para geração de emprego e renda.


O fazer a trança da Palha do Indaiá é um saber centenário passado de mãe para filha há cerca de 300 anos na cidade de Antônio Dias/MG. Mulheres que fazem do trançar uma forma de resistência e sobrevivência.


Um ponto mais apertado aqui, fala dos arrochos que a vida deu. Um ponto mais solto ali revela que o dia do tecer foi leve e folgado.


Todos os pontos juntos viraram um conto só sobre um grupo que acredita na arte sempre em paz com o meio ambiente, na memória, na artesania primitiva – mas com ares contemporâneos, na tradição, na identidade projetada por meio do nosso fazer artístico.


A Associação Indaiá tem o apoio do Instituto Cenibra, Prefeitura Municipal de Antônio Dias e SEBRAE/MG.


Equipe Associação Indaiá

Coordenação: Maria Cloenes;

Responsável Financeiro e redes sociais: Fábio Costa Amaral;

Confecção e qualidade das peças: Regina Aparecida de Sá Santos, Marlene Barros da Silva Lopes, Wilma Maria Alves de Lima, Maria Aparecida Alves de Sá.

Designer: Marcelo Maia, que também orienta as artesãs na criação das novas peças.








  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram