top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Batista de Sousa é homenageado pelo Rortary Clube



O renomado e multifacetado design de festas e arquiteto Batista de Sousa, na noite de 29 de janeiro recebeu homenagem do Rotary Clube de Acesita na presença maciça de rotarianos e dos melhores amigos, em grande estilo, como o artista merece.


Entre as honrarias e dissertações dirigidas à Batista de Sousa sobre sua trajetória artística e empresarial, recebeu do Presidente do Clube de Serviços, Janio Carlos Gomes de Oliveira um certificado, onde reza o “Reconhecimento como empresário destaque de Timóteo, por seus excepcionais serviços prestados à comunidade”.


Antes, porém o Presidente Janio concluiu as pautas a serem discutidas entre seus pares, com ênfase nas questões de calamidade pública instaurada pelas fortes chuvas que afetaram núcleos da população timotense, conclamando a todos a fazer doações de produtos, além de contribuição monetária.


O Rotary Clube, é a maior e mais respeitável organização internacional, que congrega profissionais e líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um elevado padrão de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados.

Uma entidade que reúne talentos e ideias com o objetivo de criar mudanças duradouras ao redor do mundo, merecendo nossas ovações por estar sempre liderando ações que favorecem o Bem Comum.



Entretanto, o destaque foi para a homenagem à Batista de Sousa, emocionado, agradeceu a todos, ressaltando e suscitando a todos um vivenciar altruísta, generoso, gentil e de total desprendimento, qualidades que ele cultiva com sabedoria inusitada, ilustrado pelos movimentos das flores dos girassóis, que onde há luz dirigem sua beleza, seguindo sempre a trajetória do Sol, mas que em dias nublados se voltam um para o outro. “E que sejamos como os girassóis sempre olhando uns para os outros, além de permanecermos direcionados e jogar luz ao melhor de nossas vidas. ”, finalizou.


E para homenagear ainda mais nosso amigo Batista de Sousa segue um texto, assinado por mim para matéria de capa, na revista Empresarial, na qual o artista foi convidado a figurar.


DOTADO DE MÚLTIPLOS TALENTOS E COMPETÊNCIAS BATISTA DE SOUSA ACREDITA QUE O AMANHÃ NÃO É UMA DATA NO CALENDÁRIO. HOJE É UMA CONSTRUÇÃO DE AÇÕES PARA FAVORECER CENÁRIOS FUTUROS


Segundo os grandes filósofos, desde a antiguidade é comum encontrar relatos sobre o potencial humano e, que, os homens tem que expressar no mínimo três talentos na vida.



Sem limites é a melhor maneira de definir Batista de Sousa, um homem multifacetado do bussines da beleza e da estética.


Nasceu sob os signos das deusas gregas da beleza, Afrodite e da estética, Aistheté, cumprindo sua missão de sacerdote do belo e da perfeição magnificente.


Um esteta do quilate de Batista de Sousa sofre e ama pelo olhar. O belo o apaixona. Sua grande angular está sempre corrigindo imperfeições. Os Homo Sapiens são por natureza estetas e a natureza é estética, mas poucos ou raros são aqueles que deixam fluir e se expressam através da beleza, propiciando uma conexão com o bem universal.


Durante toda sua vida rodeou os altares destas exigentes deusas e iniciou criando o empreendimento Apogeu, enveredando pelos caminhos de visagista, estilista, paisagista e designer de festas.



Com incomum determinação lançou-se ao desafio do universo acadêmico e se formou em Arquitetura e Urbanismo, mas sem abdicar de sua concorrida agenda nos mais variados âmbitos. Muito pelo contrário, agendamentos múltiplos deram significados proeminentes e potencializaram a criatividade para cumprir todos os desafios.


O curso de Arquitetura foi uma aposta que durou cinco anos e foi aprofundada para agilizar os processos de inovação na Apogeu, agregando ainda mais trabalho e valor, com a criação do espaço criativo Escritório Due Arquitetura, em parceria com o arquiteto Thauan Natividade.


A experiências adquiridas como Designer de Festas, aliados aos anos dedicados à arquitetura e urbanismo lhe rederem uma fusão de ideias e performances superlativas e exponenciais, sem deixar de seguir os critérios e a significação dos dois momentos criativos.


Para Batista de Sousa o belo está para além de um padrão estético, mas representa a forma do bem e a elevação espiritual. Tanto como Designer de Festas como Arquiteto sua busca é incessante pela diversificação do belo para a celebração da Vida. Ainda que a Vida seja efêmera, ambientações festivas se caracterizam por um breve período, mas na arquitetura já se pode idealizar como consolidação de nuances do belo no tempo e no espaço.


Homem autêntico, determinado, ousado, excêntrico e criativo como Batista de Sousa é como todo bom millennial, que transita entre o universo real e virtual, tendo em vista as novas linguagens, gêneros e tecnologias no ambiente contemporâneo, construindo narrativas não convencionais e trabalhando com personagens diversas. Seu objetivo? Ultrapassar a visão enfadonha e comercial do belo, pois otimista e realista, acredita que “o amanhã não é uma data apenas no calendário e que o hoje é uma construção de ações, ideias e pensamentos para favorecer e fortalecer os cenários futuros.”


Batista de Sousa tem convicções sobre a arte de maneira pouco usual no ambiente contemporâneo. Desde sempre acreditou que as habilidades artísticas estão intrínsecas nas pessoas sempre que se dedicam a algo com paixão desmedida, estudando, pesquisando, trabalhando, pois “a arte propicia ao indivíduo a possibilidade de empatia ao projetar os próprios sentimentos e emoções sobre o objeto de contemplação ou de interação, ou no caso do artista, sobre a obra de expressão.”




  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page