• Fernand Lodi

Cênika Eventos completa dez anos e lança o Seminaluz Emergência e Conectividade



No próximo mês, maio, a Cênika Eventos completa dez anos de trabalhos ininterruptos voltados para os profissionais dos bastidores da cena artística teatral e, em comemoração, lança mais uma edição do Seminaluz repleta de ações para todo estado de Minas Gerais.


A edição, Seminaluz Emergência e Conectividade, pretende através de um formato de encontros on-line, prêmio de iluminação cênica e plataforma de mapeamento, desenvolver o diálogo entre profissionais dos bastidores de Minas Gerais e do Brasil, para levantar práticas de formação e desenvolvimento na área técnica de espetáculos.


Seminaluz Emergência e Conectividade


O Seminaluz Emergência e Conectividade pretende através de um formato de encontros on-line, lives, prêmio de iluminação cênica e plataforma de mapeamento, desenvolver o diálogo entre profissionais dos bastidores de Minas Gerais e do Brasil, com foco em levantar práticas de formação e desenvolvimento na área técnica de espetáculos.


O mote desta edição Seminaluz será reunir profissionais das diversas áreas dos bastidores (iluminação, áudio, vídeo, maquinistas, roadies, chefes de palco, etc.) para que através de encontros on-line possam discutir e traçar novos caminhos para esta área que foi tão afetada pela pandemia da Covid 19.


Milhares de técnicos de espetáculos foram afetados drasticamente, além de ficar sem trabalho, a paralisação fez com que vários desses profissionais migrassem para outras áreas e os que se mantiveram aguardando o retorno dos eventos estão sem praticar sua profissão, já há mais de um ano.


Além de realizar discussões técnicas relacionadas à formação e às novas possibilidades e necessidades que a área técnica exige, um dos objetivos é buscar diálogo com o poder público e com entidades de classe que trabalham pelo desenvolvimento das políticas públicas para o setor em Minas Gerais.


Ações da Edição


Lives


Serão realizadas dez Lives com convidados, sendo profissionais dos bastidores, representantes do segundo setor, poder público e setor privado para discutir temas ligados à formação, profissionalização e a retomada pós-pandemia. As lives acontecerão duas vezes por semana de 19 de abril a 18 de maio.


Plataforma Pró-bastidores Mapeamento de Técnicos


Está em desenvolvimento uma plataforma para mapeamento/cadastro dos profissionais dos bastidores de Minas Gerais. Essa plataforma poderá ser acessada por smartphones, tablets e computadores. A Pro - Bastidores é uma plataforma que busca identificar e reunir esses profissionais dos bastidores, do teatro, shows, dança, circo e demais áreas artísticas do Estado para juntos criarmos uma rede de colaboração entre todos.


A Plataforma promoverá cursos, oficinas, workshops além de criar uma rede colaborativa, um grande banco de dados destes profissionais, para que nesta plataforma possamos conectar profissionais, empresas e poder público. Possibilitando que as empresas possam oferecer vagas de emprego aos técnicos disponíveis para trabalho. Cada usuário poderá divulgar seu currículo, seus projetos e eventos e, ainda, participar do fórum de discussões para buscar e trocar conhecimentos.


Os centros culturais e teatros de Minas terão um espaço para colocarem as especificações técnicas dos mesmos de forma a facilitar o acesso aos artistas, produtores e técnicos que os utilizam.


Prêmio Seminaluz de Iluminação Cênica


O Prêmio Seminaluz de Iluminação Cênica será realizado em forma de concurso onde os profissionais da iluminação cênica concorrerão enviando projetos de iluminação para teatro, dança e shows.


Os jurados serão profissionais renomados na área de iluminação do Brasil e o concurso ainda contará com o voto popular para decidir os melhores projetos de iluminação.


O prêmio será realizado em formato de master class dividido em duas modalidades:

1. Iluminação Cênica - Shows/música: A participação se dará mediante apresentação de um projeto 3D realizado em software para uma música de no máximo cinco minutos. Serão duas etapas, sendo premiados os três primeiros lugares. 1º lugar R$2.500,00 em dinheiro e o 2º e 3º lugares brindes a serem viabilizados.


2. Iluminação Cênica - Teatro e dança: A participação se dará mediante apresentação de um vídeo/teaser de um trabalho realizado entre janeiro de 2019 a dezembro de 2020 com duração máxima de cinco minutos. Este vídeo deverá conter a síntese de um espetáculo, pontuando as partes que o iluminador considere mais importante da iluminação. Serão duas etapas que também premiará os três melhores colocados. Primeiro lugar, R$2.500,00 em dinheiro e o 2º e 3º lugares com brindes a serem viabilizados.


As inscrições para participação do Prêmio Seminaluz de Iluminação Cênica iniciará no dia 20 de abril e ficarão abertas até o dia 26 do mesmo. Os resultados se darão da seguinte forma: Resultado 1ª etapa 31 de maio; Resultado 2ª etapa 18 de junho; Resultado Final 21 de junho.


Cênika Eventos 10 Anos


Desde 2011, a produtora que foi fundada pelo Iluminador cênico e Idealizador do Seminaluz, Morrison Deolli, vem atendendo o mercado artístico/cultural e corporativo, com serviços e soluções em áudio profissional, iluminação cênica, cenografia e produção cultural no Leste de Minas Gerais. Com foco no mercado cultural e corporativo, a Cênika, presta suporte técnico a eventos na Fundação Aperam Acesita e no Centro Cultural Usiminas. Iluminação da fachada e Cantata de Natal da Fundação Aperam Acesita desde 2011, iluminação do Setembro Amarelo nas fachadas das estações da Vale, projeto de iluminação natalina do Parque Ipanema em 2019, projeto Seminaluz e diversos projetos de iluminação para artistas do Vale do Aço, fazem parte de seu portfólio de ações.


Outra ação que se faz fundamental nestes tempos atuais é o trabalho em rede com diversos outros artistas e para esta edição de aniversário foram convidados os artistas Wladmir Medeiros, ex-iluminador do Grupo Galpão e Danilo Manzi, iluminador do Skank para fazerem uma articulação das ações do projeto na grande BH rompendo assim as fronteiras do Vale do Aço e chegando a um número maior de artistas que, com o projeto, tem a possibilidade de se formarem e se conectarem no circuito dos artistas dos bastidores das cenas.


Equipe Técnica

Direção Executiva: Morrison Deolli

Direção Artes Cênicas: Wladimir Medeiros

Direção Área de Shows: Danilo Manzi

Produção: Priscila de Paula

Assessoria de Imprensa: Wenderson Godoi e Luciano Botelho

Assessoria técnica: Adilson Barbosa e Junio Henrique


Contatos: 31 987550596

www.seminaluz.com.br

www.probastidores.com.br

facebook, instagram e youtube: seminaluz




  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram