top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Carbono neutro, investimentos, ações sociais: Aperam apresenta resultados de suas ações em Timóteo



Em encontro com o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e o presidente da Câmara de Vereadores de Timóteo, Luiz Perdigão, na última quinta-feira, 7 de julho, a diretoria da Aperam South America apresentou um balanço das ações realizadas no atual exercício e reafirmou os compromissos sociais, econômicos e com o meio ambiente assumidos com a comunidade e a região do Vale do Aço.


O presidente da Aperam, Frederico Ayres Lima, falou sobre as recentes conquistas da Aperam. “Iniciamos um novo ciclo de investimentos na planta industrial de Timóteo, no Vale do Aço e na Aperam BioEnergia.


Estamos destinando R$ 588 milhões ao projeto, que é uma resposta à confiança da empresa no Município, Estado e no País e ao momento de crescimento do consumo aparente dos nossos produtos”, disse ele.


Frederico também destacou a recente conquista de um novo patamar em sustentabilidade pela empresa, que se tornou a primeira siderúrgica do segmento de aços planos especiais a alcançar o balanço neutro entre emissões e remoções de gases de efeito estufa.


“Por meio das florestas plantadas de eucalipto e com a preservação de florestas nativas no Vale do Jequitinhonha e na reserva Oikós, em Timóteo, foi possível neutralizar o carbono gerado nos anos de 2020 e 2021 nos escopos 1 e 2”.


Segundo o presidente da Aperam South America, a empresa tem metas claras e definidas após se tornar carbono neutro, pois entende que a jornada por uma operação cada vez mais sustentável não termina nunca.


O foco agora será, além de manter a neutralidade, trabalhar pela redução de poeiras fugitivas e obter uma performance que supera em muito as exigências legais. A Aperam mantém uma central de monitoramento ambiental contínuo da qualidade do ar, da água, do solo e de ruídos.


A empresa também mostrou os resultados de suas ações em prol da saúde e segurança de seus colaboradores, tendo atingido no ano passado a menor taxa de acidentes de trabalho de sua história e inúmeros benchmark.


Entre os programas destacados na área de saúde, os líderes da Aperam listaram o acolhimento e acompanhamento de colaboradores com queixas e/ou adoecimento emocional/psíquico; a oferta de acompanhamento com nutricionista e educador físico e ginástica laboral; além de campanhas de esclarecimento e cuidados contra doenças como o novo coronavírus e doenças crônicas, como a dependência química do tabaco.


No balanço das ações sociais, a empresa abordou os resultados do Programa de Inclusão com Diversidade, que busca garantir um ambiente de trabalho que represente cada vez mais a pluralidade da sociedade em todas as áreas e níveis hierárquicos da organização.


“Queremos que as diferenças, mais que respeitadas, sejam catalisadoras da nossa capacidade de compartilhar ideias e criar soluções”, afirmou Ayres Lima.


Ações recentes nesse sentido foram o início da implantação de um total de 22 novos banheiros femininos nas áreas de produção, a destinação de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, sala móvel de lactação e maior acessibilidade em espaços comuns.

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page