• Fernand Lodi

Casa do artesão de Ipatinga realiza mostra artística em sua Mostra Arte com Amor



A Casa do Artesão Matizes lançou uma convocatória para selecionar trabalhos artísticos que comporão seu projeto cultural a “Mostra Arte com Amor”, que se realiza no próximo sábado, dia 21 de agosto, no horário de 9h às 13h. Serão três espetáculos/intervenções artísticas nas áreas de música, teatro e circo (sendo uma de cada área).


Além das apresentações acontecerá uma mostra com as peças confeccionadas nas oficinas de tricô, crochê, macramê e bordado.


As apresentações dos trabalhos artísticos, acontecerão de forma presencial seguindo todas as regras de segurança do município em relação à pandemia, na Casa do Artesão- Matizes, localizada no bairro Veneza I.


A “Mostra Arte com Amor” é viabilizada por meio do Inciso III da Lei da Lei Aldir Blanc – Edital N°16/2020 "Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais”, operacionalizada pelo Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo/Governo Federal.


Selecionados e Programação


Vários artistas e grupos artísticos se inscreverão e foi selecionado um trabalho artístico na área de música, um na área de teatro e um na área do circo.


Todos os trabalhos de artistas locais, valorizando assim a produção da cidade bem como contribuindo com estes artistas neste momento em que os eventos ainda estão voltando a acontecer de forma bem tímida em função da pandemia.


São eles:


Teatro com Othon Valgas – Santinhas do Pau Oco Produções, às 9h30

Depois de uma turnê europeia, passando por Londres e Paris, esta comédia, que conta a incrível história da Madre Tereza do Convento Nossa Senhora das Desaparecidas, chega a Ipatinga.


Nunca Fui Santa (Holy Moly) é a mais nova comédia de Othon Valgas e Anderson Malta. A Madre Superiora está dando uma aula de catecismo supletivo, o problema é que suas ideias pedagógicas são um tanto quanto ultrapassadas.


É gargalhada do começo ao fim, tem hora da confissão, tem penitência e até milho para ajoelhar. Uma performance engraçada e interativa para quem gosta de dar boas gargalhadas.

Circo com Claudiane Dias – Apresentação de circo, ás 11h


A personagem já foi chamada de Dindinha, Inhá, Maria, Coisinha, Araruta e mais um tanto de nomes. É uma figura que tem a língua e o pensamento solto. Na oportunidade da Mostra Arte com Amor ela irá preparar uma receita especial e levar junto a plateia.


A mistura do alimento é recheada de graça e sabedoria, com o humor de um ouvido afiado, leva também um pouco de curiosidade para adoçar, umas lembranças de amargar... A receita é boa para qualquer hora do dia! Seja para apimentar, aliviar ou simplesmente dar uma forradinha para seguir caminho. Livre de preconceito a intervenção cênica Alimento para ouvir e amar é uma atração para todas as idades, raça, religião e cultura.


Música com Hyuri Luna – Show Musical, às 12h30


A atual proposta visa oferecer a apresentação “Hyuri Luna - Sertanejos e Viola”. Uma apresentação com músicas românticas e dançantes”, de música popular brasileira composto de clássicos que fizeram sucesso na história do Brasil e na vida de muitas pessoas.


O repertório é composto por sucessos, como, Chalana, Menino da Porteira, Fio de Cabelo, No Rancho Fundo, Estrada da Vida, Evidências, Tentei te Esquecer, Amor de Primavera, entre outras. Hyuri Luna canta os clássicos acompanhado de sua viola e de um músico Sanfoneiro. A apresentação visa valorizar a música sertaneja de raiz e a viola caipira.


Todas as apresentações acontecerão no dia 21 de agosto, na sede da Casa do Artesão, a Avenida Macapá, 06 – Veneza I, entrada gratuita.


Lembrando que é importante manter os cuidados em relação à pandemia como o uso de máscaras e álcool em gel.


Ainda como parte da programação acontece às 19h, pelo instagram da Casa do Artesão, @casadoartesaomatizes, uma live com o designer, Renato Imbriosi, com o tema ‘Desenho de fibra – Design/Artesanato e Empreendedorismo’.


Live com Renato Imbriosi


Com o tema: “Desenho de Fibra – Design/Artesanato e Empreendedorismo”, o palestrante vai relatar sua trajetória como designer autodidata nos últimos 30 anos, nos quais trabalhou (e continua trabalhando) com grupos e comunidades de artesãos nas cinco regiões do Brasil, em praticamente todos os estados.


Finaliza a palestra mostrando como sua metodologia foi levada para países de língua portuguesa na África, especialmente para Fundação da Senhora Graça Machel, esposa de Nelson Mandela.

Com relatos e apresentação audiovisual, o conteúdo é baseado no livro Desenho de Fibra, lançado por SENAC Editoras, do qual é coautor, em parceria com a escritora Maria Emilia Kubrusly.


Desta forma, descreve a metodologia desenvolvida durantes estes anos nos quais estabeleceu parcerias produtivas e duradouras com milhares de artesãos, criando e desenvolvendo produtos diferenciados e participando do processo de inserção comercial e divulgação.


Serviço


Mostra Culrural – Mostra Arte com Amor

Data: 21 de Agosto de 2021

Hora: 9h às 13h

Local: Casa do Artesão – Matizes (Avenida Macapá, 06 – Bairro Veneza I).

Ficha Técnica

Monitoras:

Olivia Miranda e Carmem Carvalho - Bordado

Maria dos Anjos - Macramê

Michele Costa e Maria Matozinhos – Crochê

Organização das Oficinas: Liziane Miranda

Produção: Wenderson Godoi

Assessoria de Comunicação: Luciano Botelho

Fotografia: Chayder Miranda

Vídeo: Nilmar Lage

Elaboração e Prestação de Contas: Carlos Passos

Outras informações pelo WhatsApp: (31) 98551-3323 – Wenderson Godoi