• Fernand Lodi

Casa Matizes lança o projeto “Mostra Arte com Amor”



A Associação dos Artesãos de Ipatinga – Matizes lança seu projeto que é a realização de sua primeira Feira de Artesanato do Vale do Aço – ‘Arte com Amor’.


O projeto, nesta primeira fase, abre inscrições para três oficinas de artesanato: crochê, macramê e bordado livre.


Estas oficinas serão realizadas na sede da Casa do Artesão, seguindo todas as normas sanitárias de prevenção ao COVID-19, e os contemplados irão produzir peças que serão expostas na “Mostra Arte com Amor” que também acontecerá na Casa do Artesão Matizes.


As oficinas serão realizadas de forma presencial em dias diferentes, para atender um público de até 25 alunos para realizar em média de 50 peças que irão para exposição da Mostra, junto a peças de demais artesãos do município de Ipatinga.


Este projeto tem o apoio da Secult - Secretaria Estadual de Cultura de MG e Turismo, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Brasil Governo Federal.


Etapas do projeto:


01 – Realização de 03 (três) oficinas de artesanato, sendo uma oficina de crochê, uma oficina de macramê e uma oficina de bordado livre voltado para artesãos iniciantes ou com experiência. Cada oficina acontecerá por 04 dias com carga horária de 02h/dia.


02 – Realização do evento “Mostra Arte com Amor” em dia ainda a ser definido, levando em consideração as orientações sanitárias do município em função da pandemia. Neste dia acontecerá a exposição das peças produzidas nas oficinas além de apresentações de teatro, dança e música. Estas apresentações serão escolhidas a partir de uma convocatória a ser lançada pela equipe de produção do projeto.


Casa do Artesão Matizes


A Associação dos Artesãos de Ipatinga – Matizes é uma instituição assistencial, filantrópica de cunho profissionalizante, de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Situa-se na Avenida Macapá nº 06, Bairro Veneza I em Ipatinga.


Sua fundação foi em setembro de 2010 e tem como objetivo retirar os artesãos da invisibilidade e torná-los protagonistas de suas artes, oferecendo capacitação e condições para que eles sobrevivam de suas artes.


Atualmente a Casa do Artesão Matizes conta com 22 Artesãos registrados, e oferece diversos tipos de produtos, para cama, mesa, banho, cozinha, decorativos, artesanatos em MDF entre outros.


Sobre as oficinas


Oficina de Bordado Livre, professoras Carmem Carvalho e Olívia Miranda


CARMEM CARVALHO - artesã. “O artesanato apareceu de forma natural na minha vida. Desde pequena aprendi a desenvolver minha habilidade de artesã com minha mãe. À medida que o tempo foi passando fui aprimorando as minhas técnicas e diversificando meu trabalho, procurando incluir técnicas incomuns e pouco utilizadas pela maioria dos artistas” . Diz Carmem. As principais técnicas utilizadas pela artista são: ponto reto, ponto cruz, ponto livre, xadrez, vagonite, bainha aberta, hardanger, bargello, bordados no feltro, aplicação de pedrarias, dentre outros. Integrante do grupo “Amor e Arte”, há mais de 20 anos, “Grupo de Mulheres Criartes”.


OLIVIA MIRANDA - artesã desde sua adolescência, aprendeu os primeiros pontos com sua avó, e ali começou sua paixão pelo artesanato. Com o passar do tempo abriu as portas para o aprendizado e fez vários cursos de bordado, costura, pintura, origami, cerâmica raku, bonsai entre outros. Participa do Movimento de Mulheres de Ipatinga há 15 anos, do Conselho Municipal da Mulher há 10 anos, uma das fundadoras do Grupo de Mulheres Criartes, uma das fundadoras da Associação de Artesãos de Ipatinga Matizes há 10 anos. Ministrou oficinas no

CRAS – Centro de Referência e Assistência social - por 2 anos; Associação Reviver por 2 anos;


Inter TV dos Vales (chá com arte); Grupo Se Toque; Grupo de Mulheres do Pedra Branca, Canaã, Bethânia, Bom Jardim e Vila Ipanema. Utiliza de matéria prima de origem industrial como linhas, tecidos, manta acrílica, lã, feltro e pedrarias. Olivia realiza algumas técnicas para apresentar seu artesanato, entre elas: macramê, ponto cruz, xadrez, ponto livre, patch aplique, vagonite, bainha aberta, arraiolo, hardanger, biscuit.


Principais produtos apresentados: toalha de banho, toalha de rosto, toalha de mão, toalha de mesa, pano de prato, jogo de cozinha, sacola de pão, fralda infantil, almofada, peso de porta, chaveiros e porta chave.


Oficina de Crochê, professoras Maria Matozinhos e Michele Costa


MARIA MATOZINHOS – artesã e participa do Grupo de Mulheres Criartes e da Associação dos Artesãos de Ipatinga – Matizes mantendo seu amor pela arte... Trabalhava e nas horas vagas fazia tricô, depois foi ampliando o conhecimento e passou a utilizar a técnica fuxico, crochê e bordado livre. Após se aposentar passa a se dedicar de forma exclusiva a arte criando bonequinhas de fuxico e os souplast em crochê.


MICHELE COSTA – Sua história com o crochê começou em 2011, apenas como um passatempo, mas como sempre gostou de artes manuais logo se apaixona por essa arte incrível que com apenas uma agulha e uma linha pode-se criar uma infinidade de produtos e hoje o crochê tornou-se parte de sua vida. Faz parte da Associação dos Artesãos de Ipatinga Matizes onde ministra cursos e aulas particulares de crochê. Seu foco de produção e criação são peças de vestuário, moda praia e decoração.


Oficina de Macramê, professora Maria dos Anjos


MARIA DOS ANJOS ALMEIDA sempre gostou de fazer trabalhos manuais, utilizando várias matérias-primas, como exemplo: papéis, tintas, palitos fitilhos e mais outras tantas. A princípio confeccionava para uso pessoal, para familiares e uma boutique. Um dia na volta de um passeio da praia uma sobrinha surgiu com uma pulseira e me pediu para fazer igual ou semelhante e solicitou que fizesse uma semelhante. Daí, como não conhecia a técnica, procurou informações na internet e se deparou com diversos vídeos e reportagens sobre, o que a deixou fascinada com a variedade de coisas que se pode fazer, tanto para uso pessoal em adornos como: pulseira, colares e brincos, tornozeleiras, et. como também para enfeites para o lar, como: tapetes, capa para almofada, suportes para plantas, caminhos de mesa, porta copos, enfim, entre outros.

Foi fazendo macramê que se ingressou na Associação dos Artesãos de Ipatinga Matizes.


Serviço

Inscrição para oficinas do projeto de artesanato “Mostra Arte com Amor”

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGIdOuFTxX-cWTbE3GWWmIh5V2C-fPKYhphT3MbDGG0YtlQQ/viewform

As inscrições e oficinas são gratuitas e abertas a todes interessades.

Para maiores informações 319 86018361 Olívia.