top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Cenibra Alerta sobre Aspectos do Incêncio Florestal



A Cenibra iniciou em seus perfis nas redes sociais e no website, a divulgação do primeiro de uma série de quatro vídeos de conscientização em relação aos incêndios florestais.


No primeiro vídeo foi abordado "Quem Combate o incêndio florestal", seja em área da CENIBRA ou em áreas públicas de Minas Gerais.


Quem combate a incêndios florestais enfrenta com segurança o risco de estar exposto a condições de calor, fumaça, intenso relevo, e grande esforço físico. Tudo para proteger um patrimônio da humanidade: a natureza.


A Empresa possui uma equipe treinada para monitorar as áreas de eucalipto e floresta nativa e identificar possíveis focos de incêndios. Além disso, a contribuição da comunidade via ligação ou mensagem ajuda muito.


A empresa também apoia a capacitação de grupos voluntários de prevenção e combate a incêndio para preservar as florestas nativas em áreas públicas e particulares das comunidades de atuação.


Nos próximos vídeos, a empresa irá abordar: Quem provoca, as principais causas, O que estraga – danos causados, e a importância da preservação da natureza. O primeiro vídeo foi divulgado na sexta-feira 3/5, o segundo será divulgado na sexta 10/5 e assim por diante.


Próximos Vídeos:


Quem provoca


O incêndio florestal é a ocorrência de fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, muitas vezes é ocasionado por queimadas não autorizadas e monitoradas. Esses incêndios podem ser causados tanto pela ação do homem, quanto por ações da natureza.

As principais causas dos incêndios florestais são as seguintes:


• raios = descargas elétricas atmosféricas, comuns nas nuvens tipo CB.

• incendiários = fogo por vingança ou desequilíbrio mental (piromaníaco).

• queimas para limpeza fora de controle.

• fogos campestres = fogueiras em acampamentos, caçadas ou pescarias.


É fundamental estar atento à legislação ambiental, no que diz respeito ao Incêndio Florestal.

A Lei n. 9.605 /98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, em seu artigo 41 tipifica como crime contra a flora, a conduta de provocar incêndio em mata ou floresta.


Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta: Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa. Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.


O que destrói


A destruição ocasionada pelos incêndios é lamentável. Compromete a camada orgânica do solo, propicia o surgimento de erosões, prejudica os corpos d’água, reduz a resistência das árvores, mata animais ou destrói o habitat natural, danifica propriedades, além de causar danos à saúde do homem. Prevenir incêndios é mais fácil que tentar apagá-los.


Se cada um fizer a sua parte, poderemos revisitar nossas lembranças e também permitir que as futuras gerações façam o mesmo.


Em Minas Gerais, o número de focos ativos de incêndio detectados pelos satélites do Inpe, no ano passado, foi de 6.714, o que superou o ano de 2016, quando foram registrados 6.682 focos.


Atenção!


Não faça queimadas para limpar terrenos.

Cuidado com as fogueiras em acampamentos.

Não queime lixo nas proximidades de vegetação seca.

Não acenda fogueiras próximas à vegetação.

Não utilize o incêndio como ferramenta de manifestação social e não apoie tal prática.


Porquê Preservar


As ações humanas devem ultrapassar as fronteiras físicas e ideológicas para consolidar práticas que preservem um patrimônio essencial a todos! A natureza.


A verdadeira preservação ambiental acontece quando assumimos o compromisso de melhoria contínua das práticas e garantimos o desenvolvimento em harmonia com a proteção da biodiversidade. Parques, Vales, Montanhas, Lagoas, Cachoeiras, Mata nativa e tantos outros ativos ambientais.


Se cada um fizer a sua parte, poderemos revisitar nossas lembranças e também permitir que as futuras gerações façam o mesmo.


Além do telefone gratuito para receber informações sobre incêndios florestais (0800 283-1291), está disponível também o número para mensagens de WhatsApp 31 9 7354-3333. Após receber a ligação, uma equipe da CENIBRA verifica as informações detalhadas e toma as devidas providências.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page