• Fernand Lodi

CENIBRA realiza campanha contra Incêndios Florestais



Campanha de conscientização da CENIBRA é realizada anualmente


O fogo utilizado para queimar lixo e limpar terrenos pode se espalhar rapidamente e destruir áreas nativas e matar animais.


Também devasta a vegetação e a matéria orgânica que protege o solo e pode ocasionar erosões e condução das partículas do solo para o interior de lagos e rios, comprometendo a qualidade e a disponibilidade da água para as comunidades.


Os incêndios podem atingir residências, escolas e hospitais, colocando em risco a vida das pessoas, e ainda agravar doenças respiratórias.


Este é o alerta que faz a campanha de prevenção e combate a incêndios da CENIBRA, cujo tema neste ano é: “Uma única chama põe a vida em jogo!”.


Em muitos casos, os incêndios provocados pela ação humana ficam fora de controle e causam graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.


Por isso, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios e prejuízos trazidos pelas queimadas, principalmente por aquelas causadas para limpeza de terrenos baldios e preparo de áreas rurais para o manejo agropecuário. Práticas comuns que, em época de estiagem, aumentam os incêndios florestais.


A CENIBRA disponibiliza ao público um canal de comunicação 0800 e um número de WhatsApp para que as pessoas possam comunicar a ocorrência de fogo ou fumaça nas áreas de plantio de eucalipto e matas nativas.


Em caso de queimadas, os números para contato são 0800 283 1291 e (31) 97354-3333 (WhatsApp).


A Empresa também incentiva o apoio mútuo entre vizinhos no combate aos incêndios florestais. Quando identificado no início, o fogo pode ser controlado com mais facilidade.


Dessa forma, a CENIBRA sugere que a vizinhança utilize celulares e aplicativos de mensagens para manter uma rede de contatos que possa ser acionada tão logo um foco de incêndio seja percebido nas imediações.


Para prevenir incêndios florestais, a Central de Monitoramento da CENIBRA (CFTV) conta com um sistema inovador de inteligência artificial capaz de detectar fumaça a vários quilômetros de distância das torres onde as câmeras de segurança estão instaladas, o que permite a chegada das equipes de combate com mais rapidez ao local, evitando que o fogo se propague.

O Grupo de Trabalho de Incêndios Florestais, formado por profissionais de diversos departamentos da Empresa, auxilia na elaboração e implementação de ações de melhorias que minimizam o potencial de ocorrência de incêndios, como o mapeamento dos pontos críticos de ocorrência de incêndio, o zoneamento das áreas em blocos estratégicos de prevenção e combate, busca de novas tecnologias de detecção e enfrentamento ao fogo de forma mais eficiente.


Além da campanha educativa, a CENIBRA atua diretamente nas comunidades, fazendo visita aos moradores, para fomentar a consciência crítica em relação aos malefícios das queimadas.


A Empresa ressalta que a melhor arma contra o fogo é a prevenção. Causar incêndios e poluição em áreas urbanas ou rurais é crime e o infrator está sujeito a multas e até detenção.



  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram