top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Centro de Memória Usiminas encerra rodada de palestras



Palestra com curador Rodrigo Vivas no terceiro encontro de formação é gratuito e traz como tema análise de obras do memorial em relação a História da Arte


O Instituto Usiminas promove nesta semana mais uma formação gratuita com o professor e curador do Centro de Memória Usiminas, Rodrigo Vivas.


O terceiro e último encontro do ciclo de palestras traz o tema “Abstrações, pintura matérica e hibridismos”, e será no sábado (12/11), às 10h, no Centro de Memória Usiminas.


A formação gratuita é realizada pelo Instituto Usiminas, como contrapartida social do Projeto Implantação do Centro de Memória Usiminas, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac – 211736).


Durante a palestra, Vivas conduz discussão sobre questões que envolvem a escolha curatorial a partir da análise dos seguintes módulos presentes na exposição de longa permanência do Centro de Memória Usiminas: abstrações, pintura matérica e hibridismos.


Para tanto, serão levantados os aspectos que caracterizam as obras em relação a História da Arte. A palestra tem duas horas de duração e haverá emissão de certificado. As inscrições podem ser feitas pelo Whatsapp da Ação Educativa (31) 98437-3330.


Rodrigo Vivas é doutor em História da Arte. Professor do Programa de Pós-Graduação e Graduação da UFMG. Atualmente realiza o Pós-Doutorado também na Unicamp. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes e Professor Associado da graduação da mesma instituição.


Centro de Memória


Localizado no prédio originalmente construído pela Usiminas para ser o Grande Hotel de Ipatinga, o Centro de Memória completou um ano no último mês, quando foi celebrado também os 60 anos de operação da Companhia.


Ao dar vida a um importante patrimônio histórico do município, o memorial conta com recursos de tecnologia para contar a história da indústria do aço, da própria Usiminas e do município.


Além do acervo histórico, o local exibe também importantes obras de alguns dos mais representativos nomes das artes moderna e contemporânea do país. São pinturas e esculturas assinadas por nomes como Amílcar de Castro, Tomie Ohtake e Bruno Giorgi, reunidas pela empresa ao longo de sua história.


SERVIÇO


Ação Educativa | Palestra

Abstrações, pintura matérica e hibridismos - Rodrigo Vivas (MG)

Data: 12/11 (sábado)

Horário: 10h

Local: Centro de Memória Usiminas (Rua Antares, 681 - Castelo)

Inscrições gratuitas: (31) 98437-3330

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page