• Fernand Lodi

Circuito Comunidade alerta para ações de preservação ao meio ambiente



Ação itinerante, patrocinada pela Usiminas, vai levar performance teatral e distribuir mudas de árvores em troca alimentos não perecíveis ou material de limpeza, no próximo domingo


Como temos agido para preservar o meio ambiente? Consumimos de forma consciente? Durante todos os domingos de junho, o Circuito Comunidade vai circular pelas ruas de Ipatinga convidando os moradores a refletirem sobre o assunto, com uma atração alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, anualmente celebrado no dia 5 de junho.


Com a performance teatral “Ao futuro e avante”, apresentada pelo Coletivo Aberto, de Ipatinga (MG), o Instituto Usiminas propõe às comunidades adotarem comportamentos que podem nos proporcionar um futuro sustentável. A atividade conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


A primeira rodada será no próximo domingo (06/06), das 9h às 11h, pelos bairros Cidade Nobre e Vila da Paz. Durante a ação itinerante, o ator Leonardo Coessens vai dar vida ao personagem Super-Quixote, um super-herói que está em busca de novas aventuras e recruta todos que tenham algum super-poder para lhe ajudar nas batalhas.


Quixote, que recicla objetos utilizados no cotidiano para criar suas vestimentas e ferramentas de combate às injustiças, também vai convocar a todos para adotarem atitudes sustentáveis, somando-se às iniciativas realizadas pelo Instituto Usiminas e pela Usiminas.


Ao longo do percurso, será realizada também a troca solidária de mudas por alimento não perecível ou produtos de limpeza.


Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a sustentabilidade é uma pauta permanente nas ações do Instituto e precisa ser difundida amplamente.


“Trabalhamos muito conectados com os objetivos sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas), visando sempre conscientizar as comunidades sobre o quanto nossas atitudes hoje vão influenciar em nosso futuro”, detalha Penélope.


O Circuito Comunidade, durante o mês de junho, trará mensagens importantes: combate à mudança do clima e seus impactos, consumo consciente e produção responsáveis, redução da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, além do incentivo ao desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis.


A ação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente também será realizada nas cidades de Itatiaiuçu (MG) e Cubatão (SP).