• Fernand Lodi

Circuito Comunidade vai a casas de acolhimento no mês de março



Primeira ação foi realizada na Comunidade Terapêutica Fazenda Água Viva, em Ipatinga, com show de Hyuri Luna


Pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, idosos e recuperandos que residem em casas de acolhimento de Ipatinga são o público do Circuito Comunidade do Instituto Usiminas na programação de março.


Na primeira ação deste mês, o minitrio estacionou na Comunidade Terapêutica Fazenda Água Viva, em Ipatinga, na tarde desta quinta-feira (04/03). A ação integra o programa Em Casa com o Instituto Usiminas, que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Inclusão é a palavra-chave do Circuito Comunidade nesse mês, conforme explica a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal.


“Pela primeira vez, vamos levar as atrações culturais com toda a emoção que o Circuito Comunidade proporciona para incluir também pessoas institucionalizadas. E a nossa experiência com esta ação circulando pelas ruas da cidade mostra o quanto podemos transformar a vida das pessoas proporcionando o acesso à arte e a cultura”, contou Penélope.


Moda de viola


No campo de futebol da Fazenda Água Viva, o Circuito Comunidade foi palco da atração “Hyuri Luna - Seresta Sertanejos Românticos”.


Acompanhado da sua viola e do sanfoneiro Lúcio Mariano, o cantor emocionou e divertiu os 37 residentes e equipe da instituição com canções sertanejas que marcaram gerações, como Boate Azul, Dama da Noite, Chalana, Menino da Porteira, Chico Mineiro, Fio de Cabelo, No Rancho Fundo e Estrada da Vida.


Para a presidente da Comunidade Terapêutica Fazenda Água Viva, Maria da Conceição Ribeiro de Vasconcelos, receber o Circuito Comunidade na instituição foi gratificante.


"A música distrai e nos traz leveza, uma sensação tão boa. Os meus meninos [se referindo aos recuperandos da entidade] estão muito felizes por terem recebido esta atração.


Eles ficaram muito felizes, se distraíram, outros se emocionaram pela saudade da família. Poder vivenciar momentos como este, nesta tensão que a pandemia trouxe, foi maravilhoso”, agradeceu dona Conceição.


Outras três entidades vão receber a atração musical do Circuito Comunidade durante o mês de março. Para atender ao público institucionalizado, que muitas vezes não têm oportunidade de contemplar atrações culturais do lado de fora das entidades, o Instituto Usiminas promove a ação seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.





  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram