• Fernand Lodi

Circuito de Cultura no Interior leva programação gratuita a cidades mineiras



Com patrocínio da Usiminas, Ipatinga, Itaúna e Itatiaiuçu recebem atrações culturais em escolas e espaços públicos


Quase um mês com circulação de cultura e arte para a comunidade no interior do Estado. Essa é a proposta do Circuito de Cultura no Interior, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.


Entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro, as cidades de Ipatinga, Itaúna e Itatiaiuçu recebem teatro, música, filme, oficina de pintura e muita diversão, gratuitamente.


Com o tema “A Cultura Colore a Cidade”, o Circuito é realizado pela Pop Produções e conta com o apoio das prefeituras dos municípios atendidos e do Instituto Usiminas. A programação completa está disponível no site www.circuitoculturanointerior.com.br.


Em Ipatinga, a programação vai tomar conta de escolas públicas, Parque Ipanema e praças da cidade.


Em escolas públicas de Ipatinga, as atrações iniciam nesta semana, com Oficina “Patrimônio, Arte e Sustentabilidade”, e apresentação dos espetáculos “Chapeuzinho Vermelho.com” e “Procurando Firme”.


Para a comunidade, a programação em Ipatinga começa dia 4 de outubro, às 19h30, com exibição do filme “Megamente” na praça do bairro Canaãzinho. No sábado, dia 5, a sessão pipoca será com o filme “A Origem dos Guardiões”, na praça do bairro Barra Alegre.


E no domingo, dia 6, a manhã será especial no Parque Ipanema. A partir das 9h, tem oficina de circo e logo depois o espetáculo musical “MPBaixinhos” para todas as idades.


Itatiauçu e Itaúna


Em Itatiaiuçu, escolas municipais vão receber o espetáculo “Mari e Celi estão na cidade”, e a Oficina “Patrimônio, Arte e Sustentabilidade”.


Aberto à comunidade, será realizado no dia 27 de setembro, sexta-feira, um cinema na Praça Antônio Quirino da Silva, com a exibição do filme “A Origem dos Guardiões”, às 20 horas. E no dia 10 de outubro, às 19h30, na praça do bairro Kennedy, tem a animação “Megamente”.


Em Itaúna o projeto começa com contação de Histórias no asilo “Fundação Frederico Ozanan” e apresentação circense no Instituto Santa Mônica (Apae), dias 24 e 25/9.


As entidades também vão receber a oficina “Patrimônio, Arte e Sustentabilidade”. Itaúna terá uma manhã especial no sábado, dia 28 de setembro, quando será realizada a apresentação do espetáculo “Catibiribão”, na Praça Doutor Augusto Gonçalves, às 10h.


No mesmo dia, a partir das 19h30, tem a exibição do filme “A Origem dos Guardiões” na área externa do Espaço Cultural (Av. Jove Soares, Centro). No dia 11 de outubro, às 20h, o cinema volta à cidade com o filme “Megamente” na praça do bairro Padre Eustáquio.


Acesso à cultura


Em mais uma edição, o Circuito mantém seu compromisso de promover o desenvolvimento, a socialização e a troca de experiências, oferecendo a toda comunidade o acesso à arte e à cultura em suas variadas manifestações.


Desde seu início, em 2010, foram realizadas 538 apresentações artísticas e 122 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo que contribuem para a formação sociocultural dos cidadãos. Mais de 173 mil pessoas já se beneficiaram com as ações do Circuito, que oferece uma programação rica, extensa e inteiramente gratuita.


SERVIÇO


IPATINGA

4/10 – 19h30: Cinema na rua “Megamente”

Praça do bairro Canaãzinho

5/10 – 19h30: Cinema na rua “A Origem dos Guardiões”

Praça do bairro Barra Alegre

6/10 – 9h: Oficina de circo para crianças e família

11h: MPBaixinhos


ITATIAIUÇU

27/09 – 20h: Cinema na rua “A Origem dos Guardiões”

Praça Antônio Quirino da Silva

10/10 – 19h30: Cinema na rua “Megamente”

Praça do bairro Kennedy


ITAÚNA

28/09 – 10h: Espetáculo “Catibiribão”

Praça Doutor Augusto Gonçalves

28/09 – 19h30: Cinema na rua “A Origem dos Guardiões”

Estacionamento do Espaço Cultural (Av. Jove Soares, Centro)

11/10 – 20h: Cinema na rua “Megamente”

Praça do bairro Padre Eustáquio

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram