top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Comida di Buteco 2023 Belo Horizonte será realizado de 7 de abril a 7 de maio



Com o tema "Ervas e Especiarias", concurso terá a participação de 100 butecos da capital, oferecendo petiscos variados a R$ 30,00


O evento mais aguardado dos butequeiros da capital mineira está chegando! A 23ª edição do Comida di Buteco (CDB) vai movimentar Belo Horizonte entre os dias 7 de abril e 7 de maio de 2023. Em Belo Horizonte, o concurso contará com 100 butecos participantes.


Filipe Pereira, diretor de Operações do CDB, destaca a importância do concurso para o segmento de bares e restaurantes.


“Após um 2022 de sucesso com retorno ao concurso presencial, o Comida di Buteco reforça a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando a todos para conhecerem lugares e sabores caseiros pois afinal, a vida é feita de buteco!”, comemora.


Tema Criativo: Ervas e Especiarias


Bienalmente, a organização do Comida di Buteco lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos. Essa edição trouxe um tema que remonta aos primórdios da humanidade: Ervas e Especiarias.


O tema escolhido faz parte da história humana e dos caminhos da culinária ao redor do mundo! As ervas e especiarias são utilizadas nas cozinhas de todo o país, possibilitam apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os butecos possam explorar e abusar da criatividade.


Novidades dessa edição


Além do tema para o petisco a edição 2023 traz mais novidades:


Os petiscos participantes 2023 terão um preço fixo de R$ 30,00 em todo o país;

4 novos circuitos irão compor o roteiro nacional do concurso: Maringá, Londrina, Blumenau e Joinville;


Nota especial também para o número recorde de butecos participantes: serão 1.000 butecos;

Serão 24 circuitos abarcando todas as regiões de Norte a Sul do país em mais de 45 cidades.


Outra novidade dessa edição do concurso é a parceria com a Sympla, maior ecossistema de experiências do Brasil. “O público terá a opção de encontrar com maior agilidade os butecos participantes. Junto com a Sympla, seguimos com o ‘Mapa do Comida di Buteco 2023’. São mais de 1.000 butecos cadastrados em todo o país, com a possibilidade de criar rotas em cada cidade com os principais aplicativos de mobilidade”, explica o diretor de Operações do CDB.

Baixando o aplicativo da Sympla gratuitamente, o cliente poderá se beneficiar com o serviço e encontrar mais facilmente o buteco mais próximo.


A mecânica do concurso


O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Durante o período do evento, o público e os jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco.


O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. A cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.


Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade.


Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco do Brasil. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o Campeão Nacional, o Melhor Buteco do Brasil.


Sobre o Comida di Buteco


Primeiro concurso do gênero no país, o Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em Belo Horizonte. Hoje cobre todo o território nacional, sendo realizado simultaneamente em 24 circuitos e desde 2016 elege também o Melhor Boteco do Brasil. Em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:


+9 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos

900 mil votos

730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso

10 milhões de alcance nas redes sociais

9 milhões de pageviews no site

Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema

100 mil turistas presentes nos circuitos

+ de 8 mil empregos gerados


Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do Concurso


O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o Buteco.


Marcas que ajudam a construir a nossa história:

Cerveja Oficial: Amstel


Temos essa parceria já há alguns anos e entendemos a grande relevância para o público consumidor e pontos de venda parceiros, além do papel social da plataforma em estimular o empreendedorismo.


Isso gera movimento em toda a cadeia, nos possibilita reforçar as credenciais de qualidade de Amstel: puro malte feita com a magia levedura holandesa, e também a fortalecer a nossa embalagem de 600 ml, ideal para consumo em bares e botecos.


Dessa forma trazemos todo o espírito de Amsterdã para o maior concurso entre bares do país", comenta Anna Luisa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil.


Sebrae MG


O Sebrae em Minas Gerais abrange os 853 municípios mineiros com atendimento em nove sedes regionais. Oferece orientação a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento, além de desenvolver projetos e articular para a disseminação e criação de políticas públicas que favorecem o crescimento dos pequenos negócios.


Nesta edição, por meio da parceria entre o Comida di Buteco e o SEBRAE, todas as empresas mineiras participantes do concurso, terão a oportunidade de receber capacitações sobre boas práticas na produção de alimentos e atendimento ao cliente durante a preparação do evento, permitindo orientar suas equipes para receber com excelência todos os clientes e melhorarem ainda mais seus resultados. Serão 12 oficinas realizadas em todo o estado, nas cidades sede dos eventos regionais para 234 pequenas empresas.


Apoiar um evento como o Comida di Buteco que beneficia as pequenas empresas do segmento de alimentação, com oportunidades de divulgar seus negócios e acessar novos mercados, fortalece ainda mais nosso propósito de impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas.

Frontera


Frontera sabe que Comer tem tudo a ver com viajar e nasceu com o objetivo de extrapolar para o universo de snacks as diferentes culturas do mundo.


Perfeitos para serem consumidos a qualquer hora e momento, os snacks Frontera são preparados a partir dos melhores ingredientes e prezam pela melhor qualidade.


A marca, que pertence a M. Dias Branco desde 2021, tem uma linha diferenciada de snacks, que hoje varia de tortillas a batatas.


Neste ano, Frontera patrocina pela primeira vez o evento Comida di Buteco ao incentivar os bares a criarem petiscos utilizando as Tortillas Frontera. Os petiscos serão exclusivos do evento e pretendem ressaltar o sabor das tortillas da marca.


Mc Cain


McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos.


McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a CDN$ 10,5 bilhões.


Chandon


Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural.


Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais.


Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para 2 pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul.


Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso as nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter.


Santander: Empreendedorismo e Gastronomia


Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa.


Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.


Getnet


Getnet “Mais uma vez, a Getnet reforça seu apoio ao Comida di Buteco, uma iniciativa sem igual na história da gastronomia brasileira. Assim como o concurso, que já virou uma tradição no país, a Getnet mantém uma relação muito próxima com o setor, oferecendo tecnologia em soluções de pagamento para facilitar a gestão e contribuir para a prosperidade dos negócios. Onde houver um buteco, um bar ou um restaurante, seja ele do porte que for, a Getnet estará lá.


Assaí Atacadista


O ‘buteco’ é uma deliciosa expressão da nossa brasilidade. E por trás de cada um deles, estão milhares de brasileiros(as) que empreendem diariamente e, de Sol a Sol, trabalham para construírem as suas histórias e alegrarem, com receitas e petiscos, a vida de muitas outras pessoas. Por isso, o Assaí Atacadista patrocina pelo 1º ano o ‘Comida di Buteco’ reforçando o seu apoio ao micro e pequeno empreendedor todos os dias. E de Sol a Sol, por meio das mais 260 lojas da Companhia presentes em todas as cinco regiões do País, o Assaí seguirá estreitando o laço com os(as) empreendedores(as) do segmento contribuindo com o crescimento e desenvolvimento de seus negócios.


Seara


A Seara, marca reconhecida pelo sabor, qualidade e inovação, é patrocinadora do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. O objetivo da marca é convidar o público para provar todo o sabor e qualidade do seu vasto portfólio de produtos. Entre os destaques, a marca traz o Jerked Suíno Seara, que entrega versatilidade para o preparo de receitas tradicionalmente preparadas com o charque bovino, com o sabor único da carne suína. Já o Frango de Padaria Petisco é a novidade da linha Frango de Padaria Seara, que traz todo o sabor do Frango Assado de Domingo que o consumidor já ama para uma porção muito di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.


Novos Negócios


Com o objetivo de manter a chama do Comida di Buteco acesa com seu público, mesmo fora do período do concurso, alguns projetos de extensão da marca em conjunto com grandes marcas em diferentes categorias como:


Piraquê


Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público."


Sympla


Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país. A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia. A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes. Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível.


Acompanhe o Comida di Buteco 2023


Na web: comidadibuteco.com.br


No Facebook: /comidadibuteco


No Instagram: _comidadibuteco


No Twitter: @_comidadibuteco


Serviço:


23º Comida di Buteco – 7 de abril a 7 de maio – Belo Horizonte


Realização: Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA


Coordenação Comida di Buteco: contato@comidadibuteco.com.br


Cerveja Oficial: Amstel


Apresentação: Frontera


Patrocínio: Santander/Getnet, Seara, Piraquê, Mc Cain, Assaí Atacadista


Promoção: Globo Minas


Apoio: Chandon, Zero Cal, Sebrae MG, Sympla


Apoio Institucional: Mercado Central, 98 FM, Belotur, Fundação Municipal de Cultura, Cidade Criativa da Gastronomia e BH Surpreendente, Governo de Minas, Viver Brasil, Abrasel, BH Airport, Novotel, Ibis Budget

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page