• Fernand Lodi

Conexões debate saúde mental



Evento reuniu profissionais de Recursos Humanos das indústrias âncoras do Vale do Aço


Nunca se debateu tanto saúde mental nas indústrias como têm se discutido nesse período pandêmico. Diante desse novo cenário, as empresas precisaram repensar as formas de trabalho e o cuidado com a saúde física e mental, de seus empregados, passou a ser ainda mais importante.


No intuito de compartilhar boas práticas e debater ações que possam minimizar os impactos causados pela pandemia, o grupo técnico de Recursos Humanos do Conselho Estratégico da FIEMG Regional Vale do Aço, realizou nessa quinta-feira, 24/06, sob coordenação da FIEMG, o Conexões, evento que reúne profissionais de RH da Arcelor Mittal Monlevade, Aperam, Cenibra, Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e Usiminas para um bate papo.


“Nesses últimos meses, cada empresa desenvolveu ações voltadas para a sua realidade, algumas mais focadas em gestão à distância, outras com maior ênfase em gestão emocional/saúde mental, com práticas que podem ser reproduzidas nas outras corporações”, explicou o mediador do evento, Nicolas Silva.


Para Bárbara Carneiro, psicóloga do trabalho da Aperam, falar sobre saúde mental nas organizações é de extrema importância. “Aprendemos muito em eventos como o Conexões, onde através das experiências compartilhadas, vislumbramos novas possibilidades de atuação”, pontuou.


Confira o depoimento dos representantes das indústrias:


“A maior conquista é perceber a quebra do "pré-conceito" acerca do assunto: Saúde Mental. Hoje, os empregados conhecem o espaço e buscam suporte, sempre que necessário. Isso faz com que consigamos atuar de forma antecipada, minimizando o sofrimento daqueles que precisam do nosso acolhimento e acompanhamento. Acredito que teremos como desafio pós- covid, a necessidade de desenvolver ferramentas de acompanhamento e monitoramento da condição emocional/psicossocial dos nossos empregados e dependentes durante os próximos meses e anos.” Bárbara Carneiro – psicóloga do trabalho da Aperam


“Foi muito gratificante ter o retorno do Conexões falando de algo tão nobre quanto a saúde mental das pessoas que trabalham conosco. Nós pudemos verificar que as ações empregadas foram sempre colocando as pessoas no centro e que estamos nos esforçando ao máximo para oferecer o melhor neste momento que atravessamos.” Vander Ferraz Neves - Gerente de Pessoas - ArcelorMittal Monlevade


“A experiência de compartilhar e falar sobre gestão a distância e saúde mental com o grupo foi fantástica! Interação muito importante entre saúde e RH! Excelente evento!”

Jadson Dias - Especialista em gestão de saúde da Cenibra


“É importante falar sobre saúde mental nas organizações pois diferente das condições físicas, o problema na saúde mental nem sempre é visível.” Monique de Souza Ventura Biulchi - Analista de RH Sênior da Usiminas

Aguardem que vem aí a 4ª edição do Conecta Vale do Aço, mais uma realização do grupo técnico de Recursos Humanos do Conselho Estratégico.