top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Conferência Metropolitana Conselho e Debates



Conferência Metropolitana terá eleição do conselheiro e debates a respeito da região do Vale do Aço


Os representantes do poder público, sociedade civil organizada e cidadãos metropolitanos poderão pensar, discutir e participar, de modo efetivo, no processo de desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço durante a 5ª Conferência Metropolitana da RMVA.


O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Unileste-MG, Campus Coronel Fabriciano. O evento foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (9) junto à imprensa regional.


Na oportunidade também foi lançado o site com todas as informações do evento e os links para inscrições, o endereço eletrônico do evento é www.conferenciarmva.wordpress.com .


A conferência terá como objetivos: eleger o conselheiro metropolitano representante da sociedade civil, discutir o desenvolvimento econômico da RMVA e apresentar o projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da região.


O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da RMVA, João Luiz Teixeira Andrade, salienta a importância da participação dos envolvidos para o fortalecimento da região.


“Na ocasião da 5ª Conferência, além da obrigação legal da eleição do conselheiro representante da sociedade civil, trataremos de temas muito importantes para o desenvolvimento da região. Nesta edição a discussão estará focada no desenvolvimento econômico.


Teremos painéis de interesse das autoridades municipais, bem como da iniciativa privada e de todos os cidadãos. Reiteramos o convite para que participem conosco deste momento de diálogo e troca de experiências”, destaca João.


Eleição do Conselheiro


Pela Lei Complementar N.º 90/2006, a Agência é responsável pela organização e realização da Conferência Metropolitana, que tem como objetivo legal a eleição do conselheiro representante da sociedade civil no Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano.

As entidades interessadas deverão indicar um representante e se inscrever até o dia 15 de novembro.


Poderão ser inscritas entidades dos movimentos sociais e populares; sindicais de trabalhadores; dos empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento dos Municípios da RMVA; profissionais, acadêmicas e de pesquisa; e Organizações Não Governamentais (ONG’s) e demais instituições do terceiro setor.


As inscrições serão feitas via plataforma online “SYMPLA” cujo link está disponível no site oficial do evento: www.conferenciarmva.wordpress.com. A habilitação com os documentos deverá ser realizada, até o dia 18 de novembro, pela equipe da Organização do evento.


Todos os detalhes estão no Regimento Interno da 5ª Conferência Metropolitana, disponibilizado no site e na Imprensa Oficial do Estado.


Programação


Nesta edição, a Conferência terá programação focada no Desenvolvimento Econômico da RMVA.


Após a eleição, será realizada a abertura solene, a partir das 18h30 do dia 20 de novembro.


No dia 21, a partir das 17h30, a programação será composta por dois painéis, o primeiro referente às “Políticas Ativas de Atração de Investimentos” e o segundo com o tema de “Turismo como Oportunidade de Desenvolvimento”, focado na exploração sustentável das unidades de conservação ambiental.


O dia 22 de novembro iniciará com palestra do oficial sênior da ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul, Alain Grimard, com o tema “Visão geral da ONU do desenvolvimento urbano sustentável em regiões metropolitanas”.


Em seguida, será apresentado o projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da RMVA, o intuito é que a população conheça o projeto aprovado pelo Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano e que, em sequência, o documento seja enviado para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).


Por fim, a programação será encerrada com o painel “Empreendedorismo no Vale do Aço”, com casos de sucesso de empreendedores dos ramos de comércio e serviços da região, que prometem inspirar todos os participantes.


Para mais informações a respeito da Conferência, Eleição do Conselheiro e PDDI, acesse o site www.conferenciarmva.wordpress.com, ou entre em contato com a Agência Metropolitana da RMVA via telefone (31) 2109-9350 ou e-mail comunicação@agenciarmva.mg.gov.br.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page