• Fernand Lodi

Contém Cultura chega a Pingo D´Água




Em breve, o município contará com uma sala de cinema


Pingo D´Água será contemplada com uma sala multicultural do Contém Cultura. A quarta unidade do projeto será instalada na região central da cidade constituindo um espaço dedicado a exibições de filmes e à realização de outras ações culturais que proporcionem à comunidade o acesso aos mais diversos campos de conhecimento de forma significativa.


O Contém Cultura será desenvolvido nos mesmos moldes dos instalados nas demais cidades contempladas com a sala multicultural, Periquito e Ipaba, onde o espaço já é administrado pelo poder público, e Bugre, onde o espaço permanece sob a gestão do projeto até completar dez meses de sua implantação no município, em atenção ao que ficou estabelecido pelo projeto desde a sua concepção.


ESCOLAS


O Contém Cultura vem mudando a rotina das cidades por onde passa, tanto pela ampla programação cinematográfica focada na difusão de filmes nacionais, quanto pelas ações culturais realizadas no espaço, principalmente pelas escolas da rede pública de ensino.


O Contém se destaca ainda por ser um ponto de encontro de grupos dedicados a projetos sociais e de saúde, como o Cras, grupos de terceira idade, Nasf, dentre outros.



“As salas do Contém passam a ser protagonistas de espaços que poderiam ser considerados vazios até serem ocupados pelo projeto e suas atividades, que garantem o acesso gratuito de toda comunidade a programações culturais. Além da gratuidade, o Contém Cultura preza pela inclusão de pessoas com necessidades especiais no projeto, acentuando uma das principais característica da sala, que pode ser traduzida como um espaço democrático, um espaço de todos”, comenta a proponente do Contém, Luciana Profiro.


Ainda segundo ela, o projeto, por sua própria essência, tem uma característica afinada com as praças onde são instalados, “conecta moradores da cidade e de outros lugares, pessoas dos mais diferentes perfis. No caso do Contém, essa aproximação se dá muito por meio da arte, da cultura”.


Silvana Souza Rezende, professora da rede municipal do Bugre, observa que a ocupação de movimentos culturais em espaços públicos ajuda a evitar a sua degradação.


“Se não existe uma atração que anime essas regiões, elas serão vistas como desinteressantes e inapropriadas para serem frequentadas”, conclui a educadora.



Para Magda Albano, agente cultural capacitada para a função pelo projeto, o Contém Cultura tornou a praça um lugar de especial importância.


“A sala promove encontros motivados pelos filmes que rendem boas prosas entre o público, um assunto que se multiplica para além da sala. A criança sai do cinema comentando as histórias que viu e levando essas histórias para serem contadas em casa também. No caso das escolas que nos visitam, os assuntos são estendidos ainda para as salas de aula”, conclui.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram