top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Contos Locais - balanço do projeto literário 2019



O projeto literário Contos Locais, que em sua terceira edição contemplou as cidades de Ferros, Santa Maria de Itabira e São Domingos do Prata, acaba de ser concluído com a entrega dos livros produzidos nesses municípios.


As obras reúnem histórias coletadas por alunos das escolas dessas localidades, um trabalho feito sob a coordenação de professores capacitados para ensinar os estudantes a ouvir e a contar casos do lugar.


Para essa missão, os educadores participaram de uma oficina de Contação de Histórias com a escritora e atriz Bia Bedran.


Para Éderson Caldas, responsável pelo projeto, “Contos Locais é um instrumento social de promoção da democratização do acesso popular à cultura, valorizando a identidade regional e integrando as gerações”.


Seguno analisa Éderson, no âmbito educacional, o projeto contribui para o estímulo à leitura, interpretação e produção de textos, para motivar os estudantes a trabalhar com a história regional e o pertencimento, dentre outros aspectos.


“Estamos muito felizes com o resultado desse projeto. Por meio dos Contos Locais, nossos alunos desenvolveram habilidades importantes nos campos da pesquisa, entrevista, narrativas pela oralidade, escrita e leitura”, comenta a secretária de Educação de Ferros, Betânia Lage.


A secretária de Educação de Santa Maria de Itabira, Renata Duarte, observa que os Contos Locais aproximaram os alunos dos moradores da cidade, “motivados pela necessidade de buscar as histórias, o que rendeu grande prazer a eles pelas experiências que puderam vivenciar.


Esse gosto pelas atividades literárias ficou muito claro para todos os envolvidos com o projeto”, disse.


Maria do Perpétuo Socorro de Castro Freitas Pereira, secretária de Educação de São Domingos do Prata, revela que ficou surpresa com os resultados do projeto.


“No primeiro contato que tive com a produção dos Contos Locais, eu não tinha a menor ideia da dimensão que o projeto tomaria. Somos muito gratos à Cenibra e a toda equipe de produção dessa iniciativa maravilhosa que nos proporcionou grande aprendizado. O projeto envolveu muitas pessoas do município que, agora, com o livro em mãos, celebra o registro da nossa história em um livro que fala sobre personagens conhecidos e com os quais o nosso povo se identifica”.


NÚMEROS


As oficinas com Bia Bedran atenderam 300 professores dos três municípios, Ferros, Santa Maria de Itabira e São Domingos do Prata. Esses educadores ministraram oficinas de contação de histórias para 150 alunos, que após a capacitação, ouviram e transcreveram 150 histórias, das quais 99 foram selecionadas e adaptadas pelo escritor Cristiano Lopes, idealizador dos Contos Locais, para compor os livros.


As obras foram ilustradas pelos próprios alunos selecionados segundo seu interesse pela atividade artística.


Em todas as cidades, foi promovida uma cerimônia de lançamento dos Contos Locais, trazendo em sua programação atividades artísticas e culturais.


Os Contos Locais contaram com o patrocínio da Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page