• Fernand Lodi

Cooperativismo é levado para a sala de aula



Professores de cinco escolas da rede pública do Vale do Aço participaram de uma capacitação em cooperativismo. O encontro, que é uma iniciativa da Unimed Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Vale do Aço e Consul, ocorreu na sala de treinamentos do hipermercado, no Shopping do Vale do Aço.


As instituições de ensino envolvidas foram a E. E. Vitalino de Oliveira Ruela, de São João do Oriente, E. E. Professora Celina Machado, de Coronel Fabriciano, E. E. Professora Ana Letro Staacks, de Timóteo, E. E. Horto Belém, de Cava Grande, e E. E. Liberato de Castro, de Marliéria.


O projeto de responsabilidade social, denominado “Semeando o Cooperativismo”, tem como foco a disseminação dos princípios e valores do cooperativismo junto à profissionais e alunos da rede de ensino fundamental da região.


O objetivo é capacitar os professores para que eles repassem aos estudantes das escolas em que atuam o papel das cooperativas, sua importância e o tanto que as mesmas contribuem para o desenvolvimento da sociedade.



“Muitas pessoas não sabem o papel que as cooperativas desempenham e daí vimos a necessidade de difundir a cultura e valores. Os princípios de democracia, solidariedade e autonomia, que estimulam o desenvolvimento, a colaboração e cooperação entre diversos setores são questões inseridas no cooperativismo e que devem ser ensinadas as nossas crianças”, afirmou Kátia dos Anjos, assistente social da Unimed Vale do Aço.


As atividades, que já ocorreram em dois encontros, foram conduzidas pela storyteller Flora Manga, interpretada por Raquel Vieira. De forma lúdica e educativa, a história do cooperativismo, desde a criação da primeira cooperativa do mundo aos dias atuais, foram repassadas aos professores.


Utilizando elementos e uma linguagem simples, além de ensinar sobre o cooperativismo, Flora Manga auxiliou os professores na didática a ser aplicada dentro da sala de aula para repassar aos alunos o conteúdo.



Um último encontro ocorrerá no dia 21 de setembro, também na sala de treinamento da Consul. Em seguida, um concurso de redação, com o tema cooperativismo, será realizado e o aluno com melhor texto será premiado junto ao seu professor e a escola. Os estudantes envolvidos cursam o 6° ano do ensino fundamental.


Cada escola participante foi escolhida por uma das quatro cooperativas envolvidas no projeto.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram