• Fernand Lodi

Coral Infantojuvenil Aperam estreia apresentação de Natal online



Na próxima quinta-feira (23), o público poderá conferir uma apresentação natalina online do Coral Infantojuvenil Aperam, nas redes sociais da Aperam no Brasil.


O vídeo faz parte da programação de Natal da Fundação Aperam Acesita.


Após realizar sua Cantata Itinerante pela cidade de Timóteo, o Coral apresenta seu repertório natalino com intervenções teatrais para os internautas.


“A pandemia da Covid-19 mudou a rotina do mundo inteiro. No meio dessa mudança tão brusca, nossa criatividade foi obrigada a reinventar-se e adaptar-se ao novo contexto”, relata a maestrina Josiane Drumond.


Há cinco anos à frente da regência do coral, Josiane é graduada no curso de Bacharelado em Piano pela UEMG, com Licenciatura em Educação Artística e Pós Graduada em Regência Coral pela UFMG.


Após quase dois anos realizando as aulas no formato online, a maestrina descreve os desafios encarados dentro da nova realidade.


“Com o avanço da pandemia e o endurecimento das regras sanitárias, migramos para o ambiente online, onde realizamos várias apresentações. Com a vacinação da população e redução do número de casos no município, pudemos agora participar da Cantata Itinerante, oportunidade inédita que encheu nosso coração de alegria e esperança”.


Mesmo com os desafios da pandemia, o Coral recebeu novos integrantes durante o ano, mantendo sua agenda. O grupo de 43 alunos, entre crianças e adolescentes, participaram semanalmente de suas atividades por meio de videoconferência.


“É importante ressaltar que a maior parte do grupo atual começou os ensaios virtualmente; não nos conhecíamos pessoalmente. Cerca de 6 semanas atrás, quando retomamos os ensaios presenciais para a Cantata, não sabia qual seria a sonoridade do Coral, até porque não é possível cantar junto num ensaio on-line”, relembra Josiane.


“Para minha surpresa e grande felicidade, as crianças tiverem muita empatia uma para com as outras; pareciam que já eram amigas há muito tempo. Foi emocionante escutá-las cantando juntas e presenciar tamanha alegria de todo o grupo. Notei também que todo o esforço do trabalho desenvolvido nos ensaios on-line se consolidou naquele momento”, celebra.


A Cantata Itinerante percorreu 26 bairros em Timóteo. O novo formato oportunizou o público a conferir apresentações em várias praças da cidade.


“A experiência de levar a música Coral aos bairros de Timóteo foi muito gratificante. A recepção calorosa das pessoas nos aqueceu o coração. Optei por escolher um repertório com músicas mais populares, alegres, para que todos pudessem cantar juntos e aproveitar o momento para descontrair”, pontua Josiane.


Aos 92 anos, Dona Porcina Sininha, prestigiou o coral na Praça do Olaria. “Foi muito bem construída essa forma de apresentação. Pra mim é uma alegria muito grande poder celebrar o nascimento do menino Jesus assistindo uma linda apresentação dessas”, relata


Dona Selma Machado, também esteve na plateia e se emocionou junto ao público. “Foi uma ideia incrível a Cantata Itinerante. Foi uma forma de levar a magia do Natal aos moradores de Timóteo e nos unir em um só espírito, o natalino”, se emociona.


A programação da Fundação Aperam Acesita este ano é realizada em parceria com o projeto Seminaluz 13ª edição – Mostras Culturais e o projeto é patrocinado pela Aperam, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com a realização do Seminaluz, Hibridus Dança e com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult)

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram