• Fernand Lodi

Cultura on-line | Espetáculo e exposição sem sair de casa



Conteúdos são exibidos por meio das redes da Aperam no Brasil e Hidridus dança


A Fundação Aperam Acesita dá prosseguimento à agenda de atividades culturais de forma on-line, por meio das redes sociais da Aperam no Brasil.


Neste fim de semana, os espectadores poderão conferir o último vídeo da série Olhares Diversos e o vídeo-espetáculo O esquadrão dos guardiões em defesa da vida, que integra o calendário da programação do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi) – Hibridus Dança ponto de Cultura, patrocinado pela Aperam, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


Durante este mês a exposição Olhares Diversos, realizada anualmente pela Fundação Aperam, foi adaptada para uma série on-line, onde foram apresentados os artistas que integram a mostra e suas obras.


Neste sábado (28), 9h, vai ao ar, no Instagram da Aperam no Brasil, o último vídeo que apresentará seis artistas. Entre eles, está o jovem Antônio Dias, morador da cidade de Dionísio, que participa pela primeira vez de uma exposição.


“Minha principal inspiração é a cidade onde resido. As paisagens naturais, como cachoeiras, a vida do homem do campo, entre outras cenas do contexto rural, que remetem à minha infância. Daí surgem minhas criações”, conta Antônio, que ingressou este ano no curso de Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.


Outra artista que também traz seu relato é Monica Valoide. Seu trabalho apresentado em vídeo faz parte de uma série que a artista vem construindo desde o início da pandemia.


“Com o nome Pequena coleção de asas e saudades, as obras que tenho criado estão relacionadas a esse momento que estamos vivendo, de recolhimento e de guardarmos os sonhos para o futuro”, poetiza. A série completa ficará disponível ao público que poderá conferir todos os quatro vídeos no Instagram @AperamnoBrasil.


O esquadrão dos guardiões em defesa da vida


Conduzido pelo artista e radialista Gilmar Souza, morador há 26 anos da cidade de Turmalina, O esquadrão dos guardiões em defesa da vida é um relato artístico sobre a preservação do meio ambiente aliado ao folclore. O trecho que inspira o vídeo é um recorte de um dos livros de sua autoria chamado Uma prosa sobre nós.


“Escolhi essa história por aliar dois temas em pauta neste mês. O folclore, que foi celebrado no último dia 22, e também a preservação ambiental, um assunto cotidiano do qual não devemos nos esquecer e nos conscientizar sobre a sua importância.


Nesse trabalho procuro usar uma linguagem simples e popular, para que a mensagem possa ser compreendida por qualquer público”, relata o radialista que também é professor por formação, poeta, mestre de folia de reis, compositor, trovador, ator comediante, contador de causos e dono de muitas outras habilidades.


Gilmar é autor dos livros Entre a Arte e a Peleja, Uma Prosa sobre Nós e de várias outras publicações em coletâneas poéticas, dentre elas: Todas As Mulheres do Mundo, Emoções Poéticas, Maravilha de Palavra, Diário do Escritor, Nós Infinitos e Pedaços de Mim. Quanto aos desafios encarados com o isolamento social para a classe artística em função da pandemia, o artista popular destaca que a sua inspiração e entusiasmo são o público presente, "mas, apesar disso, a experiência remota vale a pena, pois é extremamente necessário que levemos a arte e a cultura como forma de entretenimento e também como uma maneira de tornar mais leve, essa travessia difícil.”


O esquadrão dos guardiões em defesa da vida estreia no próximo domingo (29), às 16h, nos canais do Youtube da Aperam no Brasil e Hibridus Dança Ponto de Cultura.