• Fernand Lodi

Curso para educadores com Kiara Terra integra programação da semana



Instituto Usiminas apresenta entre as atrações Visita Teatralizada Virtual e oficina de Maquiagem de Papel


O uso de metodologias de contação de histórias para incentivar uma maior participação dos alunos será o tema do curso on-line “A palavra na sala de aula: narrativa e escuta em processos pedagógicos”, ministrado pela educadora e atriz Kiara Terra, na próxima quinta-feira (29/10), às 19h.


O curso gratuito integra o Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores do Instituto Usiminas e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Diretamente de Portugal e por meio de plataforma on-line, Kiara Terra vai apresentar estratégias e conceitos que fundamentam o método “A História Aberta”, desenvolvido como proposta de metodologia de contação de histórias em processos colaborativos com crianças, jovens e adultos.


O curso é voltado para professores de Ensinos Fundamental I e II que se dedicam ao ensino de conteúdos da literatura, história, geografia, filosofia, artes e educação ambiental. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: acaoeducativa@usiminas.com.


Em 2020, o Programa de Formação de Educadores e Arte-educadores do Instituto Usiminas foi adaptado para o formato virtual, em atendimento às determinações de isolamento social.


Desde o último mês de agosto, têm sido realizados encontros mensais com os participantes. A pesquisadora, educadora e curadora Valquíria Prates abriu a temporada de cursos virtuais.

Em seguida, a contadora de histórias Raquel Vieira explorou a metodologia de contação de histórias, somando uma carga horária total de 15 horas.


Em Casa com o Instituto Usiminas


Nesta terça-feira (27/10), a Visita Teatralizada Virtual volta à programação dentro do Em Casa com o Instituto Usiminas.


Atração de sucesso da Ação Educativa do Instituto Usiminas, a Visita Teatralizada apresenta o Centro Cultural Usiminas com uma narrativa com dois atores em cena, conduzindo o espectador por um passeio divertido pelos bastidores do teatro.


Mais uma atração virtual do Em Casa com o Instituto Usiminas é a Oficina de Maquiagem com Papel, Gabriela Dominguez, que será exibida nesta quarta-feira (28/10).


No vídeo, Gabriela ensina a fazer divertidas maquiagens e pequenos mascaramentos de papel: cílios, sobrancelhas, unhas, bigodes, que podem dar vida a personagens muito criativos.


A Visita Teatralizada Virtual e a oficina Maquiagem de Papel integram o programa Em Casa com o Instituto Usiminas, que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


As atividades serão transmitidas pelas redes sociais do Instituto Usiminas Facebook (facebook/institutousiminas) e Instragram e (@institutousiminas).

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram