top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Cursos e oficinas movimentam Ação Educativa em novembro



Programação gratuita já está com inscrições abertas. Saiba como participar


As inscrições para as atividades de novembro da Ação Educativa do Instituto Usiminas já estão abertas!


No mês em que se lembra o Dia da Consciência Negra, o museólogo, educador, curador, fotógrafo e designer gráfico, Phelipe Rezende, conduzirá um debate especial no Programa de Formação com Professores.


“O que podemos aprender com o antirracismo?” será o tema do curso que será ministrado no dia 11 de novembro, a partir das 10h, para educadores do Vale do Aço.


Com um olhar prático, o encontro pretende preparar professores para aplicar a Política Nacional de Educação para as Relações Étnico-raciais no currículo escolar, como fator que fortalece noções de pertencimento e identidade.


O curso trará discussões étnico-raciais e de temas relativos aos povos vindos da África, sob a ótica de autores e autoras negras.


O curso oferece certificado e encerra uma série de palestras realizadas pelo programa ao longo do ano, com foco em Diversidade e Inclusão. Mais de 300 professores participaram de discussões sobre arte contemporânea, cultura indígena, questões de gênero e acessibilidade.


“É muito significativo trazermos mais esse tema para os educadores. Esse debate fortalece a importância de que assuntos atuais sejam discutidos e colocados como parte integrante da formação de crianças, jovens e adultos.


Priorizamos essa educação de qualidade, que visa reconhecer a história e priorizar o futuro. É nossa vocação”, afirma João Paulo Andrade, coordenador da Ação Educativa do Instituto Usiminas.


Não para por aí! Escolas e famílias do Vale do Aço poderão soltar a imaginação no Tardes de Criação. Nos dias 10 e 11 de novembro, o professor, ilustrador e comunicador científico Arthur Corrêa ministrará duas oficinas de desenho botânico no Centro Cultural Usiminas.


A programação une arte e educação em prol da formação e educação de qualidade, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e é realizada pelo Instituto Usiminas com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Os interessados podem se inscrever via Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas, ou pelo WhatsApp da Ação Educativa: (31) 98437-3330.


Serviço:


10/11 e 11/11 | Oficina de Desenho Botânico com Arthur Corrêa

Horário: 14h (10/11 – para escolas); 15h (11/11 – para famílias)

Local: Centro Cultural Usiminas

11/11 | Programa de Formação com Professores

O que podemos aprender com o antirracismo? – com Phelipe

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page