top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Desempenho da Usiminas com Sérgio Leite



Luís Márcio Araújo Ramos (Diretor Corporativo Gestão de Pessoas e Superintendente da FSFX), Américo Ferreira Neto (Diretor Executivo de Produção Usina Ipatinga), Sérgio Leite (Presidente da Usiminas), Túlio Chipoletti (Vice-Presidente Industrial) e Ana Gabriela Cardoso (Diretora corporativa de Comunicação e Relações Institucionais)


O presidente da Usiminas, Sergio Leite, convidou a imprensa do Vale do Aço para um encontro no Escritório Central, Horto, da Usiminas em Ipatinga, na quinta-feira (02/05/19).


Na ocasião, o Presidente comentou, entre outros temas, o desempenho da siderúrgica no primeiro trimestre do ano vigente.


Antes, porém, lembrou do aniversário de Ipatinga e os anos da construção da Usiminas que de uma forma ou de outra faz parte da vida de seus habitantes de forma contundente.


Também apresentou e ressaltou a importância e o brilhantismo do atual Diretor Executivo de Produção na planta de Ipatinga, Américo Ferreira Neto, que iniciou sua carreira no SENAI para a Usiminas (Cubatão) e passou por vários cargos até à diretoria em São Paulo, remanejando-se para Ipatinga com familiares para assumir o recente cargo.


O Presidente da Usiminas mantém excelentes relações com o governo e salientou que o Presidente da República Jair Bolsonaro, assim como os parlamentares estão trabalhando com foco na recuperação do crescimento e declarou a relevância das privatizações de partes das estatais.


Quanto às mudanças no governo Sérgio Leite conta que o empresariado está positivo, apoiando as reformas com vistas à retomada do crescimento e do trabalho/renda dos brasileiros em três grandes pilares da economia, quais sejam: infraestrutura (precária), construção civil (custo trabalhista elevado) e exportação (custo portuário elevado).


Posteriormente, o presidente declarou que a Usiminas está continuamente trabalhando para a revitalização da empresa, focada na sua perenização, apresentando resultados positivos do faturamento no primeiro trimestre de 2019.


Contudo, declarou que a despeito de sair da recessão aguda as empresas ainda não decolaram para o crescimento desejável, devido à queda do consumo do aço, tendo em vista também a atuação antiética da China frente ao mercado global.



E mais uma vez ressaltou que “O futuro da empresa não se faz com o passado e sim construindo-a a cada dia por sua perenidade”.


Em seguida se colocou à disposição da imprensa presente no encontro para esclarecimentos sobre temas variados, como a atual fase da mineração em Minas Gerais, elevando custos do minério de ferro.


Sobre como a Usiminas está se preparando para a reforma do alto forno 3 nas suas devidas fases de requalificação, com reaproveitamento de recursos humanos da USIMEC.


Sobre a relação entre acionistas da Usiminas enfatizou que o bom entendimento e a coesão estão harmônicos, permitindo avanços das metas da indústria.


Sérgio Leite finalizou a coletiva afirmando com excelência em conhecimento sobre as questões brasileiras e mundiais e a indústria do aço no ambiente global de que “o crescimento econômico anda junto com o crescimento da indústria do aço”.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page