top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Encontro de Auxiliares de Serviços Educacionais reúne mais de 500 participantes em Timóteo



Realizado na Fundação Aperam Acesita, seminário abordou os temas autocuidado, autoestima, saúde e nutrição


Mais de 500 auxiliares de serviços gerais participam do “Encontro de Equipe de Auxiliares de Serviços Educacionais”, realizado entre 28 de agosto e 1º de setembro, no Teatro da Fundação Aperam Acesita.


A iniciativa integra o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita. Também contou com as parcerias da Secretaria de Educação de Timóteo, de Governança Educacional de Coronel Fabriciano e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE).


O presidente da Fundação Aperam Acesita, a secretária de Educação de Timóteo, Márcia Lessa; o vice-prefeito de Coronel Fabriciano, Sadi Luca, a secretário de Educação de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra, a gerente do Sistema Municipal de Educação Coronel Fabriciano, Cristina do Carmo Oliveira Soares; a superintendente Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvânia Lana de Morais, marcaram presença no Encontro.


Segundo a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome, o evento tem o objetivo de despertar os auxiliares de serviços gerais para o cuidado com a saúde física e emocional. “Eles se dedicam ao cuidado com as crianças e adolescentes e neste encontro mostramos o quão importante é eles cuidarem de si mesmos”, informou.


Nesta edição, o Encontro de Auxiliares de Serviços Educacionais abordou o tema “Autocuidado: o seu maior bem é você”. A palestra da psicóloga Nathalia Penna, sobre “Autoestima e qualidade vida, construindo bases para o bem-estar”, abriu os debates do evento.


“Nada melhor do que a gente olhar para si, nossas potencialidades, nossa autoestima e nossa qualidade de vida. De forma mais didática, abordei pontos para que todos pudessem compreender como colocar em prática o autocuidado”, revelou.


Maria da Silva Elias, auxiliar de serviços gerais da Escola Estadual Getúlio Vargas, de Timóteo, contou que a palestra sobre autoestima lhe apresentou formas de se valorizarmais. “Vários pontos que a psicóloga disse são coisas que às vezes buscamos e não sabemos como começar, como pensar muito nos outros e não pensar na gente mesmo”, frisou.


Cuidado com a saúde


A nutricionista da Secretaria de Educação de Timóteo, Luiza Florencio, ministrou a palestra “Nutrição e bem-estar: construindo um futuro saudável”. “Eles se preocupam tanto com o trabalho e em servir os estudantes e nem sempre se preocupam com a própria saúde alimentar. Como pequenas mudanças podem construir uma base para o futuro e prevenir doenças crônicas e ter qualidade de vida”, explicou.


Participando pela primeira vez do Encontro, a auxiliar de serviços da Escola Municipal, Joaquim de Ávila, de Coronel Fabriciano, Aline Adeniz, se sentiu mais motivada a rever sua alimentação. “Foi uma experiência diferente, aprendi coisas novas, diferentes e quero muito adaptar a forma como tenho feito as refeições”, destacou.


O Encontro também contou com um momento de relaxamento com a professora de Yoga, Renata Borges, com a divertida intervenção teatral com o professor e ator Leonardo Brambilla, interpretando Milu Bitencur.


Em parceria com a Farmácia Indiana, Óticas Moura e equipe de nutricionistas das Secretarias de Educação de Cel. Fabriciano e Timóteo, os participantes tiveram acesso a orientações sobre saúde. O encerramento das atividades foi marcado pelo almoço servido aos participantes no Restaurante Central da Aperam.

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page