• Fernand Lodi

Encontro de Capacitação Continuada para Especialistas da Educação é concluído



Na última sexta-feira (8) foi concluído o Encontro de Formação Continuada para 50 Especialistas da Educação. Realizado em três encontros, o evento reuniu especialistas da educação da rede municipal de Timóteo.


A ação é parte integrante do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.


O evento marca a finalização da agenda de formação que ofereceu reflexões acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Socioemocional, e promoveu a troca de conhecimentos e práticas entre os profissionais.


A formação foi conduzida pela doutoranda em Psicologia Social, Marly Andrade, e pelo gestor de Projetos, Paulo Henrique Silva. O tema em debate foi “Metodologias Ativas – Projetos Integradores”.


“A BNCC dispõe de uma troca mútua, entre uma conversão de experiências e vivências, por meio do compartilhamento de saberes e afetividade. A formação gera exatamente isso, a oportunidade de aprender com diálogo entre diversas culturas dentro de cada núcleo escolar. Nós promovemos esse importante networking para que os profissionais da educação continuem buscando respostas para esses novos ciclos que surgirão”, frisa Marly Andrade.


Para a professora e pedagoga da Escola Municipal Infantil Cecília Meireles, Reijane Gomes de Souza, participar dos módulos foi uma forma de ampliar sua compreensão sobre a BNCC.


“Pra mim, participar dessa iniciativa foi salutar para ampliar a minha compreensão sobre a BNCC e outras demandas que permeiam o contexto educacional atual. A minha prática profissional tem se beneficiado desta experiência e consequentemente os colegas de trabalho. Estes são os frutos a curto prazo, a longo prazo vislumbro uma educação ainda mais inclusiva, mais embrenhada de sentido e com resultados mais eficientes, mais eficazes”, pontua.


“O Encontro foi de extrema importância para concretização do plano de formação continuada. A Fundação é grande parceira da Secretaria Municipal de Educação, e ter uma assessoria que traga os assuntos sobre normatização, documentação, práticas, metodologias ativas e projetos integradores, vem de encontro com o que a Secretaria precisava concretizar junto a rede, aos pedagogos que são os responsáveis pela formação continuada”, destaca a Gerente de Ensino de Timóteo, Sirlaine Castro Araujo.


De acordo com o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a educação é um dos setores mais importantes para a formação de uma sociedade melhor.


“É um direito de toda a população o acesso a um ensino de qualidade, por isso, nós da Fundação, acreditamos que esse objetivo pode ser alcançado com profissionais capacitados no ambiente escolar para desenvolver suas funções”, conclui.


BNCC e Currículo Socioemocional


Desde a Constituição Federal de 1988 e da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, a Educação brasileira esperava por uma Base Nacional Comum que fosse capaz de alinhar a comunicação das instituições educacionais em todo o território. A BNCC, portanto, foi homologada em 2017, com prazo para estudos e qualificações dos profissionais para sua efetiva implementação no ano de 2020.


Em 2018, Minas Gerais publicou o CRMG – Currículo Referência de Minas Gerais – que junto com a BNCC formam o Currículo Socioemocional. O desafio a partir daí passa a ser dos municípios que devem começar o próximo ano adequados a essas novas legislações. Este é, portanto, um ano de transição e adequação para os municípios.

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"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

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