• Fernand Lodi

Encontro de Parangolés



Grupo Farroupilha abre inscrições para seleção de 35 microprojetos culturais para apresentação em espaços públicos de Ipatinga


O Grupo de Teatro Farroupilha convida artistas independentes, agentes e grupos culturais para inscrição no Chamamento por Carta Convite, para realização do Encontro de Parangolés, aprovado no Edital de Seleção de Propostas – Organizações da Sociedade Civil 001/2021, que faz parte das ações emergenciais referentes ao inciso III da Lei nº 14.017/2020 – a Lei Aldir Blanc, editado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.


Inspirado em “Parangolé”, um dos trabalhos mais icônicos do artista plástico Hélio Oiticica, que é considerado um dos maiores nomes da história da arte brasileira.


Oiticica destaca que a obra nasceu de “uma necessidade vital de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão”.


De acordo com o artista o objetivo é “dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.


Claudiane Dias, atriz e integrante do Grupo Farroupilha, destaca que o Encontro de Parangolés surge com a proposta de reunir trabalhos culturais de diversas áreas, em três dias de atividades.


“ Teremos três dias de apresentações e a cada dia vamos receber uma média de 12 convidados, buscando com isso o contato e a vivência das artes e a interação entre o artista e o espectador”, avalia a atriz.


Quem pode participar e onde se inscrever


As inscrições encontram-se abertas até as 18h do dia 15 de dezembro de 2021. Podem participar entidades, agentes, artistas independentes e grupos culturais sediados na região do Vale do Aço, mediante inscrição e envio de documentação constante do formulário disponível em linktr.ee/teatro.farroupilha.


Serão selecionados 35 (trinta e cinco) propostas que irão fazer parte do Encontro de Parangolés, previsto para ser realizado em janeiro de 2022, em três espaços públicos localizados em Ipatinga, buscando com isso estimular o trabalho artístico produzido na região do Vale do Aço.


Cada selecionado receberá o repasse de uma bolsa no valor de R$ 2.000,00 ( dois mil reais).

Os interessados deverão apresentar uma proposta de apresentação, contendo uma ação cultural, com duração mínima de 05 minutos e máxima de 15 minutos, dentro de uma das seguintes áreas: arte de rua, arte digital, artes visuais, artesanato, audiovisual, circo, cozinha mineira, cultura popular, culturas urbanas e periféricas, dança, diversidade, folclore, fotografia, literatura, livro, leitura e bibliotecas, música, novas mídias e teatro.


Informações e formulário de inscrição pode ser obtido em linktr.ee/teatro.farroupilha.

Contatos:

Claudiane Dias – (31) 98570.0193

teatrofarroupilha@gmail.com