• Fernand Lodi

Espetáculos adultos e infantis entram em cartaz no Festival Nacional de Teatro de Ipatinga



A partir do dia 06 de agosto os aficionados pelo teatro poderão conferir as exibições das apresentações de 12 espetáculos, adultos e infantojuvenis, dentro da programação do Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados.


As atrações selecionadas e convidadas pela produção do FTI vêm de João Pessoa (PB), Itajaí (SC), Itapira (SP), Mossoró (RN), Curitiba (PR), Belo Horizonte, Uberlândia, Timóteo e Ipatinga/MG.


Empreendido pelo Grupo Teatral Boca de Cena, utilizando os recursos da Lei Federal 14.017 – Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais, o projeto terá sua programação toda apresentada de forma virtual.


Na programação 10 espetáculos foram selecionados mediante edital e dois convidados pela produção do FTI. A programação se estende até 21 de agosto, sempre de sexta a domingo.


Além dos espetáculos adultos, exibidos sempre às 20h, a terceira edição do FTI apresenta quatro espetáculos voltados para a criançada: Memórias de Quintal, da Insensata Cia de Teatro (BH); Monstro e Cia, com a Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas de Itapira (SP); Pepelê – Uma Aventura de Papel, com a Téspis Cia. De Teatro de Itajaí (SC) e Zapato Busca Sapato, da Trupe de Truões, de Uberlândia (MG).


Convidados


O Boca de Cena, anfitrião do FTI, abre as apresentações, no dia 06 de agosto, com o espetáculo Os Cegos, última montagem grupo, em comemoração aos 37 anos de atividades (2020).


Dirigido por Márcio Abreu, com desenho de som de Felipe Storino e assistência de direção de Claudinei de Souza, a montagem foi feita em formato digital e reúne um elenco de 12 atores de várias cidades brasileiras, especialmente selecionados para a empreitada.


Como convidada especial, o FTI recebe a Cia. Brasileira de Teatro, de Curitiba, com o espetáculo Preto, com dramaturgia e direção de Márcio Abreu. A montagem reúne tem no elenco Cássia Damasceno, Felipe Soares, Nadja Naira, Renata Sorrah, Rodrigo Bolsan/Rafael Bacelar e Grace Passô, que também assina a dramaturgia, junto com Márcio Abreu e Nadja Naira.


A programação completa está disponível na bio do grupo no instagram @bocadecenaipatinga. As 12 atrações do Festival Nacional de Teatro de Ipatinga serão exibidas gratuitamente no canal do Grupo Boca de Cena no Youtube / Grupo Teatral Boca de Cena - Ipatinga.


Serviço:


Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados

De 06 a 21 de agosto de 2021 - YouTube.com/Grupo Teatral Boca de Cena Ipatinga


06/08 (sexta) às 20h - "OS Cegos" Grupo Teatral Boca de Cena / Ipatinga – MG.

07/08 (sábado) às 17h - Espetáculo infantil: "Memórias de um Quintal" Insensata Cia. De Teatro / Belo Horizonte – MG.


07/08 (sábado) às 20h - "Amar é Crime" Jônata Gonçalves / Itajaí – SC.

08/08 (Domingo) às 17h - Espetáculo infantil: "Monstro e Cia" Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas / Itapira – SP.

08/08 (Domingo) às 20h - "Rasto" Casa Laboratório / Ipatinga – MG.


13/08 (sexta) às 20h - "Histerectomia" Dama Espaço Cultural / Timóteo – MG.

14/08 (sábado) às 17h / Espetáculo infantil: "Pepelê – Uma Aventura de Papel" Téspis Cia. De Teatro / Itajaí – SC.

14/08 (sábado) às 20h - "A Casatória C'a Defunta"- Cia. Pão Doce de Teatro / Mossoró – RN.


15/08 (Domingo) às 17h- Espetáculo infantil: "Zapato Busca Sapato" Trupe de Truões / Uberlândia – MG.


15/08 (Domingo) às 20h - "Homem Bomba" Companhia de Teatro Adulto – Belo Horizonte – MG.


20/08 (Sexta) às 20h - "Vau da Sarapalha" Piollin Grupo de Teatro / João Pessoa – PB.


21/08 (Sábado) às 20h - "Preto" Cia. Brasileira de Teatro / Curitiba – PR.