• Fernand Lodi

Estação Pedra Mole novamente é aberta para o público



Visitantes devem seguir as recomendações de prevenção à Covid-19 durante passeio ao bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga


A partir desta quinta-feira (13/05), a comunidade poderá voltar a admirar a bela paisagem das Ruínas do Prédio da Estação Pedra Mole.


Depois de cinco meses fechado em função do agravamento da pandemia da Covid-19, o espaço poderá ser visitado às quintas e às sextas-feiras, entre 10h e 15h, e aos sábados, de 9h às 16h.


Os visitantes devem seguir as recomendações de prevenção à Covid-19, com uso de máscara, distanciamento de 2 metros e higienização das mãos.


O bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga está localizado às margens do Rio Piracicaba, entre os bairros Cariru e Castelo.


O acesso às Ruínas da Estação de Pedra Mole é feito a pé, por meio de uma trilha de 650 metros. O caminho é orientado por totens com informações históricas sobre o local.


Encontro dos rios Doce e Piracicaba


Em 2019, a Estação Pedra Mole foi restaurada pela Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, com investimento de aproximadamente R$ 750 mil.


O projeto de reforma contou com a anuência e acompanhamento do Ministério Público Estadual e do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga.


Na área da Estação foi construído um mirante para contemplar o encontro dos rios Doce e Piracicaba.


No local onde estão as ruínas e onde funcionava a antiga Estação, o projeto de restauro manteve os aspectos construtivos das estações da época aliados a elementos construtivos modernos.