top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Festa do Cooperativismo movimenta o Vale do Aço



A rua Honduras, no bairro Cariru, em Ipatinga, foi tomada pela onda da solidariedade e intercooperação neste fim de semana. Isso porque o local abrigou, pelo 4° ano consecutivo, a grande Festa do Cooperativismo. A iniciativa é uma parceria da Unimed Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Vale do Aço e Consul.


Com o tema “Atitudes simples movem o mundo”, o Dia C, idealizado pelo Sistema Ocemg, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, completou 10 anos em 2019.


A corrente do bem, que tem como objetivo disseminar os ideais de cidadania e interesse pela comunidade, envolveu a participação de dez entidades do Vale do Aço, que ficaram responsáveis pela venda das comidas típicas e toda renda arrecadada destinada a elas.


Além das barraquinhas, espaço kids e atividades lúdicas coordenadas pelos Escoteiros Xavante e pelo grupo Hope Movement, a festa contou com shows da banda Art Vitrola, Dj Pablo e do sertanejo Hyuri Luna. Um bingo realizado durante o evento também animou os participantes.


Como já é tradicional, a tenda do Cooperativismo, organizada pela Unimed Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Vale do Aço e Consul, também foi um ponto de visitação durante a festa.



Além de aprenderem sobre o cooperativismo, os participantes interagiram com a Boneca Docinho e brincaram em um jogo em que os acertos eram premiados com brindes.


“Mais uma vez nos reunimos para celebrar o Dia de Cooperar, que é um compromisso das cooperativas brasileiras na busca por um mundo mais justo e igual. 'Atitudes Simples Movem o Mundo', esse é o nosso lema. São 10 anos de intercooperação, de ações voltadas para a responsabilidade social e que disseminem os ideais do cooperativismo, democracia, solidariedade, autonomia, interesse pela comunidade e da cidadania, pautados nos objetivos do desenvolvimento sustentável, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).


Nós, enquanto cooperativas, acreditamos que eventos como o Dia C, mostram a importância de contribuir com o desenvolvimento do nosso entorno. Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, e é isso que queremos, ajudar no desenvolvimento da nossa sociedade por meio de ações”, afirmou o Dr. José Maurício Nolasco, diretor-presidente da Unimed Vale do Aço.



Dia C em Minas Gerais


O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg), em 2009, com o objetivo de contribuir, por meio do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas. A campanha está alinhada com o 7º princípio cooperativista, interesse pela comunidade, e ao valor da responsabilidade social.


Ao longo dos anos, outros estados aderiram à ideia, tornando o Dia C um grande movimento que expressa a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.


Em 2018 o dia C do Cooperativismo alcançou resultados expressivos. Foram 263 cooperativas mineiras participantes, em 345 municípios, com o apoio de mais de 54 mil voluntários, beneficiando 1.079.727 pessoas no Dia C em Minas. Já no Brasil, no ano passado, 810 cooperativas integraram a iniciativa, por meio da mobilização de mais de 92 mil voluntários.


A meta do Sistema Ocemg para 2019 é beneficiar mais de 1,7 milhão de pessoas em Minas Gerais, através dos projetos contínuos, contribuindo ainda mais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page