top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Formação continuada | Articulando os saberes com a tecnologia



Fundação Aperam Acesita segue com a formação continuada dos profissionais da educação via internet


A internet se tornou uma grande facilitadora da educação. Seja por meio de pesquisas de textos, imagens, vídeos, essa tecnologia encurta caminhos e expande horizontes em pesquisas e na busca de um repertório vasto no meio educacional.


Devido às limitações impostas pelo isolamento social, em função da pandemia, a Aperam, por meio da Fundação Aperam Acesita, dará sequência à formação continuada para os especialistas da educação com aulas on-line.


A iniciativa, que começou no ano passado, integra o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino.


As ações serão orientadas pela doutoranda em Psicologia Social, Marli Andrade.

Competências Socioemocionais e Cultura Digital - A Nova Educação, será o tema da série apresentada em 20 vídeos educativos e dois webnares, que serão disponibilizados virtualmente via YouTube da Aperam No Brasil, durante sete semanas. O público-alvo são professores, lideranças educacionais, familiares e interessados no tema.


A Cultura Digital é uma das 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular, documento norteador da Educação Básica pública aprovada em 2017 para ser implementada a partir de 2020; assim como as competências socioemocionais.


“Neste contexto de transição, reservados os desafios de estudar e implementar a BNCC ao mesmo tempo, fomos surpreendidos pela pandemia que nos afastou do contato físico com toda a comunidade escolar e acelerou a inserção de novas práticas no processo de ensino

aprendizagem”, pontua Marli.


Ainda de acordo com a educadora, “a mudança de rota que a educação está tendo que fazer, tem como norte a BNCC e o CRMG - Currículo Referência Minas Gerais que são as bússolas para refazer planejamentos e sequenciar a condução da Formação Continuada”.


O tema saúde mental norteará toda a série com foco na atenção ao trabalhador em educação, que teve seu universo escolar remodelado, e também aos familiares que passaram a ter que ajudar os filhos a desenvolver tarefas relacionadas a assuntos sobre os quais não tinham conhecimento e nem sobre as metodologias de ensino.


Os conteúdos podem ser conferidos no http://www.youtube.com/AperamNoBrasil.


Cronograma


Às segundas-feiras os temas que serão tratados são direcionados aos professores, com o tema Saúde Mental – Competências Socioemocionais; Às quartas-feiras o público-alvo será composto por lideranças educacionais e os temas abordados serão Protocolos de retorno; Às sextas-feiras os vídeos serão voltados para os familiares com o tema de Fortalecimento de Vínculos.


Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino

O Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino se baseia em ações que visam contribuir com a melhoria do processo contínuo de educação nas áreas de influência da Aperam, reconhecendo, oportunizando e estimulando práticas e temas educacionais inovadores alinhados com as diretrizes das esferas federal, estadual e municipal.


“O momento nos pede uma adequação à realidade que se apresenta. Por isso, estamos adequando nossos projetos ao ambiente virtual. Estamos aprendendo juntos a manter os contatos sociais por meio das tecnologias digitais e, a partir de agora, a construir um novo cenário para a educação, nos pautando competências socioemocionais e na tecnologia digital”, sublinha o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page