top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Fundação Aperam Acesita e Aperam South America celebram 30 anos do Oikós



Cerimônia marcou início da programação comemorativa pelo aniversário do Centro de Educação Ambiental e alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente


A noite da última terça-feira (06/06), foi marcada pela celebração dos 30 anos do Centro de Educação Ambiental da Aperam - Oikós. A cerimônia, realizada pela Fundação Aperam Acesita e pela Aperam South America, no Teatro da Fundação, também foi alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, anualmente comemorado no dia 5 de junho.


Uma programação comemorativa com atividades de educação ambiental será promovida ao longo do mês de junho.


Criado em 1993, dentro dos programas ambientais da antiga Acesita, o Centro de Educação Ambiental da Aperam - Oikós é um presente para a comunidade de Timóteo e um compromisso da Empresa com a qualidade de vida na região do Vale do Aço.


Realiza a Educação Ambiental por meio de projetos socioambientais, contribuindo na formação da consciência ecológica de alunos, professores e toda a comunidade. O Oikós está localizado na região central do município, em uma área preservada de 989 hectares, ao lado do Parque Estadual do Rio Doce (PERD).


Representando o idealizador do projeto que deu origem ao Centro de Educação Ambiental, Rui de Souza Heinisch, sua esposa Maria Irene Guimarães Heinisch marcou presença na celebração.

“Eu mal acredito que estou aqui celebrando o legado deixado pelo meu marido. Ele era apaixonado por esse espaço, fazia os olhos dele brilharem. Vivemos juntos cada etapa de desenvolvimento do Oikós enquanto ele esteve à frente do projeto. Tive o prazer de sugerir o nome Oikós para o espaço e ter sido bem aceito por todos, na época da inauguração”, declarou.


Legado


O prefeito de Timóteo, representantes do poder público municipal e executivo, da Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano, do Senar Minas, da 85ª Cia da PMMG Timóteo, do Parque Estadual do Rio Doce, da diretoria da Aperam South America, diretores de escolas públicas e particulares e educadores prestigiaram o evento.


“Em nome da nossa cidade, agradeço a Aperam e a Fundação Aperam por manter esse espaço e realizar esse trabalho tão bonito ao longo dos últimos 30 anos. O Oikós marcou a minha infância de tal forma que a memória da minha primeira visita, em 1997, ainda está viva. Tenho certeza de que esse é o sentimento de todos que passaram pelo Oikós. Desejo que se perpetue para sempre”, contou o prefeito.


O presidente da Fundação Aperam Acesita Venilson Vitorino, ressaltou a importância das experiências que o Oikós proporciona. “O legado deixado pelo Sr. Rui Heinisch ainda fundamenta o nosso trabalho.


Quando ninguém ainda falava em sustentabilidade, ele idealizou um espaço de educação ambiental. Com muito orgulho desenvolvemos programas com a missão de continuar mudando a vida de quem passa pelo Centro. Quando vemos o brilho no olhar de uma criança saindo do Centro de Educação Ambiental, entendemos que a nossa missão está sendo cumprida com louvor”, declarou Venilson.


Rodrigo Heronville, diretor de Gente & Gestão, Comunicação, Responsabilidade Social e Inclusão & Diversidade da Aperam South America, por sua vez, enfatizou as riquezas presentes no Oikós. “O Oikós faz parte da empresa, como a empresa faz parte do Oikos.


Temos orgulho de preservar e abrir este patrimônio para a comunidade. Para a Aperam, essa é a melhor forma de contribuir com o Planeta Terra. Que possamos continuar a celebrar a data daqui a mais 30 anos ou mais, reconhecendo mais iniciativas como as que podemos comemorar hoje”, frisou o diretor.


Homenagens


A Fundação Aperam Acesita e a Aperam South America prestaram homenagens aos parceiros de projetos de educação ambiental, promovidos durante os 30 anos do Oikós.


Foram homenageados o prefeito Douglas Willkys, a esposa do idealizador do Oikós Maria Irene Heinisch, a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano, Edvânia de Lana Morais Andrade; o gerente da Regional de Governador Valadares do Senar, Luiz Ronilson Araújo Paiva; o Comandante da 85ª Cia da PMMG Timóteo Major Maciel Silva Oliveira; o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinicius Assis Moreira; a diretora da Escola Municipal Ana Moura, Maria Helena Teixeira Barcelos, representando todos diretores das escolas municipais; a diretora da Escola Estadual Tenente José Luciano, Neife Regina Rezende da Silva, representando todos diretores das escolas estaduais; a Diretora do Instituto de Educação - IEPG, Adma Silva Barreto Resende, representando todos os diretores das escolas particulares; e a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome, pela atuação no Oikós.


A cerimônia encerrou com a apresentação “Miniteatro Ecológico” do grupo Giramundo, de Belo Horizonte, que abordou de maneira lúdica a consciência sustentável e responsabilidade ambiental, sensibilizando para o mundo natural.


A peça também foi apresentada para estudantes de escolas de Timóteo e Cel. Fabriciano que visitaram o Oikós, nesta semana, nos dias 5, 6 e 7.


Comemoração e conscientização


A programação alusiva aos 30 anos do Oikós e ao Dia Mundial do Meio Ambiente teve continuidade na manhã da última quinta-feira (08/06), com a Missa no Mirante do Centro de Educação Ambiental.


No domingo da próxima semana (18/06), das 7h às 12h, está prevista a Caminhada ao Mirante. No dia 25/06 (domingo), das 7h às 12h, será realizado o Passeio Ciclístico para ciclistas já praticantes.


Nas duas últimas semanas de junho, 19 a 23/06 e de 26 a 30/06 (segunda à sexta-feira), as Visitas Escolares de aniversário, vão apresentar aos estudantes a história do Oikós, os espaços, jogos pedagógicos e teatro sobre educação ambiental.


De 15/06 a 31/07, o Centro Cultural da Fundação Aperam vai receber a Exposição Oikós – 30 anos. Um concurso de desenhos com estudantes também vai fazer parte da programação.

Коментарі


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page