• Fernand Lodi

Fundação Aperam Acesita e Seminaluz abrem inscrições para oficinas



Fundação Aperam Acesita e Seminaluz abrem inscrições para oficinas de preparação corporal e produção cultural


A Fundação Aperam Acesita realizará mais ações por meio da parceria com o Seminaluz 13ª edição – Mostras Culturais. Nos meses de janeiro e fevereiro, serão oferecidas gratuitamente à comunidade duas oficinas, uma de preparação corporal e uma de produção cultural.


A primeira acontecerá entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro, às terças e quintas, das 14h às 16h, no Grêmio Recreativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo.


A oficina de preparação corporal, tem como público-alvo pessoas da terceira idade, objetivam estimular os alunos a dar liberdade ao seu corpo e a comunicar seus sentimentos por meio das performances.


Melhorar o condicionamento físico e o convívio dos alunos também são propostas do curso, bem como divertir os idosos e combater o estresse do grupo.


As inscrições podem ser realizadas entre os dias 11 a 14 de janeiro, na secretaria do Programa Andanças ou via telefone (31) 3848-8063, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h30.


Nos dias 17, 19, 24, 26 e 31 de janeiro e nos dias 2 e 7 de fevereiro, às 19h, acontece a oficina de produção cultural, voltada a artistas, gestores, produtores e empreendedores criativos, culturais e sociais, profissionais do universo corporativo que buscam práticas mais originais e criativas e interessados em processos colaborativos.


A oficina online será baseada em práticas colaborativas vivenciadas pela trajetória do Grupo Hibridus Dança.


O objetivo da capacitação é preparar os alunos para a compreensão da produção e gestão cultural, com ênfase na elaboração de projetos, tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada. Além da criação de projetos sustentáveis e adaptados às linhas de financiamento.


As aulas terão os módulos: Fundamentos gerais de uma gestão cultural colaborativa; Sustentando o ambiente colaborativo e criativo; Desenvolvendo habilidades colaborativas; Ferramentas: metodologias sociais participativas, observação fenomenológica, dicas práticas; Desafios Contemporâneos; Economia criativa; Mediação e Públicos e Financiamento da Cultura.

O curso tem como propósito fortalecer a cultura colaborativa na região, um modelo organizacional que garante muitas vantagens aos gestores de empreendimentos focados na criatividade e na sustentabilidade.


As inscrições podem ser realizadas pelo site do Seminaluz https://www.seminaluz.com.br/ até o dia 14 de janeiro.


O projeto é patrocinado pela Aperam, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Cênika Eventos, com a realização do Seminaluz, Hibridus Dança e com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).


OFICINEIROS


Luciano Botelho irá conduzir as aulas de preparação corporal. Artista da dança do grupo Hibridus Dança, Luciano já ministrou aula de dança e preparação corporal nas unidades do Cras, em Ipatinga, entre 2018 e 2020. Segundo explica o oficineiro, suas criações traduzem as transformações que acontecem no corpo por meio da dança. "Penso o corpo como um dispositivo disponível, em constante formação, e, não, pronto".


Wenderson Godoi responderá pelas oficinas de produção cultural. Artista da dança, curador, gestor, produtor cultural e co-fundador do Grupo Hibridus Dança, Godoi produz mostras/festivais como o Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – Enartci, que está em sua 15ª edição; Seminaluz, que está em sua 14ª edição; Acuenda – manifestações artísticas culturais com uma linha curatorial pautada pela diversidade de gênero. O artista é um dos coordenadores do Espaço Hibridus Ponto de Cultura.