top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Fundação Aperam inaugura obras de acessibilidade



Viabilizado por meio do projeto Caminhos da Cultura, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Prefeitura de Timóteo


O Café de Contos marcou o encerramento do projeto Caminhos da Cultura, que promoveu obras de acessibilidade no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita.


Realizado na manhã desta terça-feira (26/3), o evento contou com uma intervenção teatral, seguido de visita ao Museu da Aperam e café da manhã aos presentes. A atração cultural foi realizadacom apoio do projeto Hibridus, realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


Participaram do evento representantes do poder público, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, do Sodalício Tio Questor e de entidades socioassistenciais do município.


A Fundação Aperam Acesita está instalada na antiga Casa de Hóspedes da Acesita. O imóvel foi erguido na década de 1950, em estilo neoclássico e ainda preserva várias características originais.



O Casarão recebeu adequação de acessibilidade com uma rampa com corrimãos, na entrada do Centro Cultural e na entrada do teatro. Também foi instalada uma plataforma de elevação para acesso ao segundo pavimento, onde está o Museu da Aperam, que conta a história da siderúrgica.


A presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Lilian Araújo, ressaltou a importância e agradeceu às empresas e pessoas físicas pela doação ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa, em benefício de iniciativas como essa.


 “Parabenizo a Fundação Aperam e destaco que as adequações atendem ao Art 21 do Estatuto do Idoso, que versa sobre o direito à cultura, esporte e lazer, com programação que esteja em seu acesso. Então, este é um importante ganho baseado no estatuto dos idosos”, detalhou.

Para a secretária de secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo, Rosanna Borges Moura, esta é mais uma parceria que merece ser celebrada.


“Ter uma instituição como a Fundação Aperam que pensa em incluir as pessoas idosas e pessoas com deficiência é motivo de comemoração. Para nós é um prazer saber que o público terá mais oportunidades de participar de espetáculos, exposições e programação cultural com espaço adaptado”, enfatizou a secretária.


“Os moradores de Timóteo gostam de cultura. Possibilitar o acesso para todos é uma forma de valorização. Agradecemos a Fundação Aperam pela iniciativa e pelo trabalho conjunto que temos feito para a realização de mais projetos de inclusão”, completou o vice-prefeito de Timóteo.


Programação cultural acessível


Diversas ações culturais voltadas para todos os públicos, incluindo pessoas idosas, são realizadas continuamente pela Fundação Aperam Acesita, como teatro, dança, música, cinema, exposições e visitas guiadas ao museu. Mais de 20 mil pessoas são beneficiadas por ano, com as atrações. Ao menos 10% desse público é formado por pessoas com 60 anos ou mais.


A partir das adequações de acessibilidade, a Fundação Aperam Acesita espera fortalecer a participação das pessoas idosas e pessoas com deficiência nos eventos culturais.


“Com a adaptação podemos atender mais idosos. O último censo do IBGE apontou que a parcela da pessoa idosa cresceu 15% em relação a 2010. Nosso papel é ampliar oportunidades e acessibilidade para que o público possa se divertir e aproveitar as atividades aqui em nosso Casarão com tranquilidade”, concluiu o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.



Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page