top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Fundação Aperam: Prevenir incêndios é promover a vida



Campanha estimula a prevenção e combate a incêndios florestais


Impedir que um incêndio florestal ocorra é a melhor forma de combatê-lo. Nesta época do ano, a vegetação seca, a baixa umidade do ar e a falta de chuva contribuem para o aumento dos incêndios. Por isso, a Aperam inicia a campanha Prevenir incêndios é promover a vida.


A iniciativa tem como objetivo estimular a prevenção e combate a incêndios florestais.


“Neste período, com o aumento das queimadas precisamos redobrar nossa atenção. Com isso, intensificamos nossas ações para proteger não só a área da Empresa, mas também a fauna e a flora local”, conta Gilvan José Coura, especialista em patrimônio da Aperam.


A Aperam desenvolve atividades de prevenção de incêndio na cidade de Timóteo. Atualmente, a Empresa conta com 11 brigadistas contratados especializados; 4 brigadistas auxiliares; 5 brigadistas de apoio e 2 caminhões-pipa.


Até o momento a Empresa construiu mais de 60 km de aceiros, e trabalha na conservação de mais de 40km de estradas facilitando o acesso seguro e rápido.


Em torno do Centro de Educação Ambiental - Oikós, e demais áreas da Aperam em Timóteo, já foram construídas cercas a fim de evitar o acesso indiscriminado aos locais, que são monitorados permanentemente.


“Dentre essas ações, elaboramos um mapa com a identificação das terras da Aperam com as coordenadas geográficas, para facilitar a chegada segura e rápida ao local. Esse mapa foi disponibilizado ao Corpo de Bombeiros para caso aconteça algum incêndio”, explica Coura.


Somando esforços


Com o clima seco, as preocupações com os incêndios florestais aumentam tanto na cidade quanto na área rural.


Com isso, o Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais e o Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo (PIEA), juntamente com os seus parceiros,

desenvolvem ações preventivas para minimizar o risco de queimadas irregulares que causam o desequilíbrio ambiental, colocando a saúde e a vida das pessoas em risco.


Nesse sentido, a Aperam, por meio da Fundação Aperam Acesita, integra a campanha “Somos nós. Proteção contra incêndio”.


O movimento tem como objetivo conscientizar a população por meio de ações educativas quanto aos danos sociais, ambientais e econômicos que as queimadas podem gerar e, consequentemente, promover a diminuição de focos de incêndio na cidade.


“Durante todo o ano desenvolvemos várias ações em favor do meio ambiente. Este momento requer a intensificação do trabalho, com atenção redobrada no que diz respeito à proteção ambiental. Por isso, somamos esforços com outros parceiros para que essas práticas sejam minimizadas. Nesse processo, contamos com a participação de toda comunidade”, pontua o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.


Educação Ambiental


Pensar no futuro é uma premissa para quem desenvolve ações destinadas à preservação do meio ambiente. Além das atividades dentro da planta industrial, a Empresa mantém, desde 1993, o Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós.


É uma área de 989 hectares remanescentes de Mata Atlântica, que abriga inúmeras nascentes e espécies de fauna e flora. Ali, são desenvolvidas diversas atividades para empregados e para a comunidade de Timóteo e do Vale do Aço, atendendo a diferentes públicos com projetos pedagógicos coparticipativos.


A Fundação Aperam Acesita, por meio do Centro de Educação Ambiental da Aperam, o Oikós, desenvolve anualmente ações que buscam incentivar a conduta cidadã, sustentável e integrada ao meio ambiente.


As programações contribuem para com a proteção e a conservação da Mata Atlântica, incluindo comportamentos e práticas sustentáveis como forma de manter a biodiversidade local e melhorar a qualidade de vida.


“A responsabilidade ambiental é um dos pilares da Aperam. Acreditamos que, criando uma consciência ambiental hoje na comunidade, iremos colher bons frutos no futuro”, destaca a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.


Se presenciar qualquer movimentação estranha, denuncie!


Ao menor sinal de fumaça ligue:

181 - Disque Denúncia

193 - Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

190 - Polícia Militar

3849.7364 - Aperam

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page