• Fernand Lodi

Fundação São Francisco Xavier e Usiminas participam de encontro do “Recomeça Minas”



O encontro reuniu lideranças empresariais do Vale do Aço e deputados da ALMG para discutir retomada do desenvolvimento na região


Na manhã de hoje, 16 de abril, o Assessor de Relações Institucionais Dr. José Carlos de Carvalho Gallinari representou, por indicação do Diretor-Presidente da Fundação São Francisco Xavier, Salvador Prado Júnior, a Instituição, durante a reunião do projeto "Recomeça Minas", da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Vice-Presidente Industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto esteve no encontro representando a empresa, juntamente com demais líderes empresariais do Vale do Aço e deputados da Assembleia Legislativa de Minas.


O objetivo foi debater o projeto para incentivar a recuperação econômica do Estado, que teve diversos setores prejudicados por causa da pandemia da Covid-19.


O encontro aconteceu de forma virtual. Na ocasião, o Assessor de Relações Institucionais da Fundação São Francisco Xavier apresentou a Instituição e enfatizou a importância do projeto.


“Foi uma honra participar deste encontro e debater sobre as principais necessidades e desafios para o Vale do Aço. Propusemos ações para melhorar o comércio, a infraestrutura e a prestação de serviços por meio de medidas para facilitar o crédito e reduzir a burocracia, gerar força para alavancar o desenvolvimento e, assim, sairmos fortalecidos da crise pandêmica com esperança, solidariedade e união. Agradecemos ao presidente da Assembleia, Deputado Estadual Agostinho Patrus e o convite do Deputado Estadual Celinho do Sinttrocel.”, destacou.


O Assessor sugeriu, durante o encontro, a preservação e a recuperação da atividade econômica por meio de projetos estruturantes e de sustentabilidade para a região do Vale do Aço; na área da saúde, a incorporação de novos investimentos e tecnologias para melhorar a qualidade assistencial e ampliar acesso aos usuários, principalmente do Sistema Único de Saúde -SUS;

investir em formação, qualificação e valorização dos profissionais; a retomada urgente das obras da BR-381; acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19, entre outras demandas emergenciais.


Recomeça Minas


O “Recomeça Minas” está contido no Projeto de Lei (PL) 2.442/21, em análise na ALMG. O projeto foi criado com base em dois pilares: o de regularização das dívidas tributárias das empresas que conseguiram passar por esse momento de crise e que hoje têm condições de pagar, concedendo os benefícios de redução de multas e juros tanto para pagamentos à vista como para os parcelados.


O outro é a utilização desse recurso arrecadado com a quitação das dívidas para ajudar os setores mais atingidos e que estão vivendo dificuldades, como as áreas de turismo, evento, hotéis, bares e restaurantes.


Serão realizados um total de 16 encontros regionais. O primeiro aconteceu na última quinta-feira, 15 de abril.


Em cada reunião é abordada a realidade econômica e social de uma região específica, tendo como referência uma das cidades-polo desse território. O evento conta com uma apresentação inicial sobre o programa e debates com representantes dos setores econômicos e dos municípios daquela região.