top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Fundação São Francisco Xavier investe em recrutamento interno e capacitação para colaboradores



Entidade ofereceu mais de 560 mil horas de treinamento em Educação Corporativa em 2022, média de 83 horas por pessoa


A Fundação São Francisco Xavier, entidade beneficente de assistência social nas áreas de Saúde e Educação, investe continuamente no recrutamento e na formação profissional de seus colaboradores.


Em 2022, a FSFX atingiu a marca de 563 mil horas totais de treinamento em Educação Corporativa, uma média de 83 horas por funcionário.


Neste ano, a equipe já recebeu um total de 50 mil horas de capacitação até o mês de abril, aproximadamente 7,8 horas por pessoa.


Atuante desde 1969, a entidade administra três unidades hospitalares em Ipatinga e em Itabira, Minas Gerais, contando atualmente com mais de 6 mil colaboradores.


Para cumprir esse objetivo, o setor de Educação Corporativa da FSFX possibilita ações de desenvolvimento constantes, por meio de plataforma online que aborda conteúdos variados, para todos os níveis de cargos, incluindo temas comportamentais. A área ainda proporciona capacitações técnicas com instrutores internos e externos, participações em Workshops e palestras, entre outras iniciativas.


O auxiliar administrativo do Centro de Odontologia Integrada (COI) da Fundação, Alex Araújo de Figueiredo, é um dos exemplos de crescimento na empresa.


Colaborador desde maio de 2021, entrou como aprendiz e agora trabalha em período integral, graças à capacitação recebida.


“Fui aprendiz no setor de Recursos Humanos e, após recrutamento e seleção, agora estou como auxiliar administrativo no COI. O treinamento que recebemos teve muita importância nesse processo, pois aprendi a desenvolver vários aspectos, principalmente na comunicação”, destaca.

Luiz Filipe Martins Marcelino, auxiliar administrativo do setor de Contabilidade, também conta a sua trajetória profissional na Fundação, onde começou como Jovem Aprendiz, em 2020.


“Antes do término do contrato de Aprendiz, participei de outro processo na FSFX para estágio na área de Suprimentos. Passei por seis meses de contrato, que foram prorrogados por mais seis meses. Até que em maio de 2022, recebi a proposta de ir para a Contabilidade.


Após o processo e as entrevistas, fui aprovado e novamente contratado como efetivo. Agora, depois de um ano, estou prestes a receber uma nova promoção para assistente de contabilidade”, explica.


Caroline Fernandes, coordenadora do Centro de Expertise da FSFX, setor responsável pela educação corporativa, destaca a importância da capacitação sob diversos aspectos.


“Ao capacitar nossos colaboradores, estamos desenvolvendo habilidades e competências que os habilitem a aplicá-las em diferentes contextos, não se restringindo apenas às atividades do dia a dia. Hoje dispomos de iniciativas que vão desde treinamentos técnicos e Grupo de Acesso: Destinatários deste e-mail comportamentais a cursos de diversos temas. Nosso objetivo é superar cada vez mais o indicador de horas treinadas, a fim de preparar o nosso time para os desafios, bem como garantir que tenham as ferramentas e o conhecimento necessários para obtenção do sucesso no seu trabalho”, pontua.


Sobre a FSFX


A Fundação São Francisco Xavier, braço da Usiminas nas áreas de Saúde e Educação, é uma entidade beneficente de assistência social, reconhecida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social. Atuando desde 1969, a FSFX conta com mais de seis mil colaboradores e está presente em cinco estados brasileiros. Administra três unidades hospitalares, em Ipatinga e em Itabira (MG) com uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança, além de contabilizarem mais de 70% de seus atendimentos feitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


A Fundação é responsável, ainda, pela operadora de Planos de Saúde Usisaúde, com mais de 210 mil beneficiários; o Centro de Odontologia Integrada, que mantém os melhores indicadores de saúde bucal já divulgados no Brasil, e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Na área educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 3 mil alunos, da educação infantil à graduação.

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page