top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Gustavo Penna é homenageado pela Câmara Municipal de BH por 50 anos de trajetória na arquitetura



O belo-horizontino é autor de projetos que marcaram a arquitetura da capital mineira como o Expominas, o novo Estádio do Mineirão, o Memorial da Imigração Japonesa, o Centro Administrativo de BH, além da Escola Guignard e do Sesi Lab Brasília Belo Horizonte, julho de 2023 - Considerado um dos arquitetos mais renomados da atualidade, o mineiro Gustavo Penna comemora seu cinquentenário de carreira em 2023.


Pela relevância de sua obra e trajetória, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza solenidade comemorativa, uma homenagem à sua contribuição significativa na arquitetura brasileira. O evento acontece no dia 14 de julho, a partir das 18h30, e é restrito a convidados.


O arquiteto é conhecido por desenvolver projetos que se destacam pela sutileza das belas formas e volumes, o diálogo gentil com a paisagem, o conforto e a funcionalidade.


Não à toa ganhou prêmios nacionais e internacionais como o World Architecture Festival Award (2014), o Architizer A+Awards (2015) – Estações Move BRT, o Prix Versailles (2018), principal prêmio mundial de arquitetura comercial, o Architizer A+Awards (2022) – Carmo Coffees, e mais recentemente o ArchDaily Building of the Year 2023.


Em Belo Horizonte, Gustavo Penna é autor de projetos como o Expominas (Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais), o Monumento à Liberdade de Imprensa, o Memorial da Imigração Japonesa, o novo Estádio do Mineirão, a Escola Guignard (considerada uma das 30 obras mais relevantes da arquitetura no Brasil).


Em Minas, ainda há espaços como os Museu de Congonhas (patrimônio cultural da humanidade), Santana e Regina Mundi. No Distrito Federal, é ainda o autor do Sesi Lab, no edifício do Touring Club do Brasil, obra de Oscar Niemeyer, localizado no Setor Cultural Sul de Brasília, e do Parque Paranoá.


Emocionado e honrado com a homenagem, o arquiteto diz que, antes de mais nada, deve homenagear seu avô, Oswaldo de Araújo - que foi prefeito de Belo Horizonte e antecessor de Juscelino Kubitschek - e o tio-avô, Octávio Penna, que também foi prefeito da capital mineira. Eles foram fundamentais para os avanços da cidade, incluindo a construção da Pampulha.


“Sou da primeira geração de belo-horizontinos filhos de belo-horizontinos. Minha mãe nasceu aqui. Antes disso, BH era composta por gente vinda de outras regiões, por ser uma cidade ainda jovem. Sou no todo e nas partes belo horizontino.


Sou inteiramente belo-horizontino, montanhês, apaixonado pela Serra do Curral e tenho a maioria das minhas obras e, especialmente as mais significativas, ligadas ao solo de Minas Gerais. Para todo lugar que vou, levo minhas profundidades que a montanha sugere e essa força que mantém a serra em pé. Tenho esse teor de ferro também, como diria nosso poeta Carlos Drummond de Andrade”.


Sobre Gustavo Penna:


Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou por três décadas. É arquiteto e fundador do escritório GPA&A. Conquistou prêmios internacionais, como o The International Architecture Award, em Chicago, o World Architecture Festival (WAF), em Cingapura, e o Architizer A+Awards, em Londres.


Seus trabalhos já foram expostos no Brasil e no mundo, dando destaque para a Bienal de Arquitetura, em São Paulo, a Bienal de Veneza, a Bienal de Buenos Aires, a Trienal de Arquitetura Mundial, em Belgrado e o Institut Français d’Architecture, em Paris.


É membro do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e da Fundação Dom Cabral. Sócio-fundador da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP).


Com quatro livros publicados, seus trabalhos já foram expostos no Brasil e no exterior, pelos principais sites, revistas e livros de arquitetura e design do mundo, como ArchDaily, Abitare, Architecture Now, Le Mounter Architecture Mars, Architectural Digest, Enlace, Monocle, Architectural Record, Wallpaper, SUMMA +, entre outras.


Sobre GPA&A: É um escritório de arquitetura e urbanismo com larga experiência no desenvolvimento e implementação de projetos de média e grande complexidade. A equipe é composta por mais de 30 profissionais envolvidos em projetos institucionais, culturais, urbanos, residenciais e comerciais. O GPA&A une criatividade e qualidade arquitetônica com as melhores práticas de gestão. Com uma abordagem conceitual consistente e inovadora, combina o olhar cuidadoso para as necessidades do cliente à uma interpretação sensível dos desafios contemporâneos. O GPA&A acredita que a arquitetura é um elemento fundamental para a qualidade de vida individual e coletiva e, acima de tudo, para a formação da nossa cultura e identidade.



Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page