top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Hibridus Dança atinge a maioridade



Neste mês de novembro, mais precisamente no dia 20, dia em que também se comemora o dia da Consciência Negra, o grupo de dança contemporânea de Ipatinga, Hibridus Dança, que também é um ponto de cultura, completou 18 anos de existência.


O grupo que sempre desenvolveu seus trabalhos de dança em relação com outras áreas do conhecimento humano, chega a sua maioridade com muita bagagem e ações artísticas, não só na cidade como também sendo referência em outras cidades do país, chegando suas ações em outros países como Argentina, Alemanha, China, Itália, dentre outros.


Em comemoração a estes dezoito anos de muita resiliência e resistência o grupo foi contemplado com projetos aprovados na LAB – Lei Aldir Blanc, edital José Lopes Sobrinho, do município.

Dando início a realização destes projetos temos o ‘Encontros Hibridus – Encontro de Gestão Cultural Colaborativo’ de Wenderson Godoi


É Curso de Gestão Cultural Colaborativa que emergiu a partir da minha atuação na área cultural desde 1995 na região do Vale do Aço, onde percebo a grande dificuldade dos artistas em entender/atuar nos mecanismos, públicos e privados, dos financiamentos da cultura.”, diz Wenderson Godoi, artista da dança e produtor cultural do grupo.


A previsão original será a realização de um curso em 08 encontros, em formato online pela plataforma google meet, tendo carga horária de 20 (vinte) horas/aula, no período de 01 a 23 de dezembro, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h, destinado à 40 participantes.

As inscrições estão abertas, de 27 a 30 de novembro, e podem ser feitas pelo site www.hibridus.com.br. Para maiores esclarecimentos o fone 31 98551-3323.


Em seguida o projeto ‘...fora de todas as casas, de todas as lógicas’, de Luciano Botelho

É uma pesquisa e criação que resultará em um trabalho inédito do processo em formato online disponibilizado ao público em forma virtual e criação de conteúdo audiovisual, vídeodança, com a participação do, também artista da cena, Léo Coessens do Coletivo Aberto e Pedro Bastos.

Dando continuidade a esta programação estão os projetos das colaboradoras do grupo.


‘Bibliotecas Comunitárias', de Jany Francisca, a proposta é um vídeo que trará conhecimentos básicos de como estruturar uma biblioteca comunitária e estará dividido em duas etapas.


Na teórica, informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas comunitárias. E o projeto ‘Dança para as infâncias’, de Patrícia Abreu, que é a proposta de criação de um vídeo Dança para as infâncias, com aula de dança, jazz, para crianças entre 7 a 12 anos de idade, a ser publicado em redes sociais, Instagram e Facebook, neste momento de pandemia e isolamento social, tendo a casa como espaço de convívio e de realizações das atividades interrompidas devido à crise sanitária.


Os projetos foram aprovados no CHAMAMENTO PÚBLICO N.º 002/2020 Edital José Lopes Sobrinho e conta com a realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Fundo Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal de Ipatinga.


O Hibridus Dança sempre se fez presente nas discussões de políticas públicas para a cultura, nas pautas de questões sociais, sendo um propositor e provocador destes encontros como a Conversa sobre Guerra Midiática Contra a Arte, que deu origem a virada cultural de Ipatinga, Desvio Cultural, em parceria com todos os artistas e agentes sociais da cidade.


Hoje, composto pelos artistas Luciano Botelho, Wenderson Godoi e as colaboradoras Jany Francisca e Patrícia Abreu, o grupo vem se adequando a estes novos tempos de pandemia. Assim, em 2020, através da plataforma ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, lançou duas convocatórias em apoio aos artistas locais, para criarem vídeos que ocupassem as plataformas digitais do grupo e de seus patrocinadores, Usiminas e Aperam do Brasil.


As ideias principais do grupo sempre foram a do compartilhamento e do encontro com o outro através do movimento.


Movimentem-se e se inscrevam no canal do Youtube do grupo, nos perfis das redes sociais Instagram e Facebook.





  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page