• Fernand Lodi

Hibridus Dança e Fino Trato Produção Cultural apresentam ENARTCi 15ª Edição



A 15ª Edição do ENARTCi - Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga terá no próximo dia 26 de outubro uma residência artística de dança contemporânea ministrada pelo artista, mineiro, radicado em Berlim, Alemanha.


A residência é direcionada a todos os artistas e comunidade do Vale do Aço, no período de 26 de outubro a 04 de novembro de 2021, de 18 às 21h no Espaço Hibridus Ponto de Cultura localizado à Avenida 28 de Abril, nº 621, sala 402, JG Shopping, Centro, Ipatinga, ao lado da igreja católica. A residência resultará na remontagem do espetáculo Body Play, com a participação de artistas selecionados durante a residência, a ser apresentada presencialmente no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, no dia 5 de novembro.


Não é a primeira vez que Chaim se apresenta em uma edição do ENARTCi. O artista se apresentou na primeira edição do encontro em 2003 e sua parceria com o Grupo Hibridus Dança é de longa data onde o mesmo dirigiu alguns trabalhos do grupo como Abrindo Minhas Gavetas de 2003, Da Carne ao Corte de 2015 e mais recentemente ‘Verzeih Mir’ – Me perdoe, solo do artista do Hibridus, Luciano Botelho.


ENARTCi 15ª Edição


O Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, ENARTCi, é um dos carros chefes do Hibridus Dança que, nesta edição em parceria com a Fino Trato Produção Cultural, são responsáveis pela produção e realização do evento que vem com a proposição Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga - A dança em tempos de pandemia: Outrora, e agora? Preparando 2023.


O encontro é viabilizado por meio do Inciso III da Lei da Lei Aldir Blanc, operacionalizada pelo Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo/Governo Federal.


O ENARTCi é um encontro onde artistas da dança de várias regiões do país e internacionais, convergem para Ipatinga num momento de troca de saberes, apresentações de espetáculos, conversas sobre políticas públicas para a dança e outras manifestações artísticas sempre se fizeram presentes, incluindo uma programação voltada para o público infantil, para as infâncias, com o ENARTCinho.


A cada edição o encontro se renova de acordo com a atualidade, em conformidade com os acontecimentos e frentes que se apontam durante o período de produção e organização do mesmo.


Toda sua programação sempre compartilhada com a comunidade do Vale do Aço vem formando público para a dança e as artes contemporâneas. E, novamente, neste ano com uma programação gratuita.


Lembramos ainda que o projeto está sendo desenvolvido e executado em formato híbrido (presencial e virtual), respeitando as normas sanitárias de prevenção ao COVID-19, novo coronavírus.


Residência Body Play e Cia Chaim Gebber-Open Scene


O Projeto BODY PLAY é uma residência com intercâmbio sócio-artístico-cultural entre bailarinos da Cia Chaim Gebber-Open Scene, com base em Berlim Alemanha, e artistas comunidade e artistas do Vale do Aço.


Em cada novo “ambiente“ aonde o projeto é realizado, os artistas da Cia Chaim Gebber-Open Scene se ocupam não somente da apresentação da performance BODY PLAY, mas também de entrar em contato com a cena local do dia a dia, partilhar a vida quotidiana aprendendo e ensinando assim costumes, ideologias, gostos entre outros temperos.


O trabalho é caracterizado por um processo constante de investigação artística, cultural e social. Artistas de Marrocos, Brasil, Japão, China, Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Itália, Áustria e Alemanha já fizeram parte do BODY PLAY PROJECT.


No Body Play o Corpo e a sua anatomia funcional são utilizados como instrumentos universais de igualdade aliados à improvisação da dança como ideia unificadora de colaboração para criar momentos únicos de rituais corporais.

‘Ao improvisar, somos colocados no momento, vivos e conscientes do ambiente / situação que nos rodeia e abertos a reatar, compreendendo / lidando com (não julgando) as ações dos outros que nos rodeiam. Improvisamos com o que é único em nós, não depende de nos conhecermos uns aos outros, mas mais do que isso de um entendimento comum. ’ Diz Chaim Gebber, diretor da obra.


Conheça um pouquinho mais sobre o trabalho da Cia, acessando: https://chaimgebberopenscene.com/


Ficha Técnica Body Play

Cia Chaim Gebber-Open Scene Conceito/ Direção - Chaim Gebber

Performers: Chaim Gebber (Brasil), Kanna Mori (Japão), Roberta Pupotto (Itália) e Tsuki (Austrália)

As inscrições para a residência estão abertas até 24 de outubro no site www.hibridus.com.br


Serviço

Residência artística em dança contemporânea com a Cia Chaim Gebber-Open Scene

Data: 26 de outubro a 04 de novembro de 2021

Local: Espaço Hibridus Ponto de Cultura localizado à Avenida 28 de Abril, nº 621, sala 402, JG Shopping, Centro, Ipatinga

Horário: 18 às 21h

Informações e inscrições pelo site: www.hibridus.com.br


Apresentação de Body Play com artistas selecionados durante a residência

Data: 5 de novembro de 2021

Local: Teatro Zélia Olguin – Avenida Itália, 1890 – Bairro Cariru Ipatinga

Classificação Livre

Entrada gratuita


Outras informações pelos fones: 31 985513323 – 31 986624207

Ficha técnica ENARTCi

Realização; Hibridus Dança e Fino Trato Produção Cultural

Curadoria: Wenderson Godoi

Coordenador de Comunicação: Luciano Botelho

Produção: Leila Cunha e Jany Francisca


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram