top of page

Hibridus Dança em Congresso de Resistência LGBTI+

Foto do escritor: Fernand LodiFernand Lodi



O produtor do grupo Hibridus Dança, Wenderson Godoi, a partir do Acuenda – Mostra de Manifestações Artísticas Culturais Pautada pela Diversidade de Gênero, participará do Congresso Online de Resistência LGBTI+, ministrando uma Oficina de ações e projetos culturais LGBTQIA+, no dia 06 de setembro as 19h pelo link:



A ideia do congresso surgiu de uma necessidade de reunir todas as regiões do Brasil em um só debate, em prol da unidade e fortalecimento do movimento LGBTI+. A primeira edição foi em agosto de 2020. Em 2021, a segunda começa no dia 6 e vai até 10 de setembro, de forma online. O evento está sendo organizado e apoiado por diversos grupos, coletivos e centros acadêmicos.


O tema deste II Congresso Online de Resistência LGBTI+ será a Construção da Juventude LGBTQIA+. Semana de eventos, com painéis, oficinas e mostra de trabalhos que pautem o movimento LGBTQIA+ e sirvam de ferramenta para a resistência.


Oficina de ações e projetos culturais LGBTQIA+


A oficina, que conta com Camila Mendonça como mediadora, abordará aspectos fundamentais da gestão cultural sob uma perspectiva LGBTQIA+, e será destinada a esse público. O objetivo é ajudar as pessoas participantes com ferramentas, estratégias e reflexões que possam potencializar os projetos e ações culturais nos quais estejam envolvidas.


O convite para a oficina surgiu a partir da 1ª Edição do Acuenda – Mostra de Manifestações Artísticas Culturais Pautada pela Diversidade de Gênero, realizada pelo grupo Hibridus Dança, onde várias manifestações artísticas como dança, teatro, circo, simpósio, conversas e troca de saberes, todos realizados com temática LGBTQIA+, enviaram propostas de todo o país, para uma convocatória e os selecionados tiveram seus vídeos hospedados na página do Youtube do Hibridus.


A mostra, que contou com o apoio da Secult e Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal, foi dedicada a artista plástica, trans e militante dos direitos LGBTQIA+ de Ipatinga, Camila Oliveira, de 49 anos, que não resistiu às complicações da covid-19 e morreu em dezembro passado. Também foi um momento de discutir questões da comunidade LGBTQIA+, suas especificidades, cultura, aceitabilidade e outras tantas.


Programação do II Congresso


06/09 - 19h Oficina de ações e projetos culturais LGBTQIA


07/09 -19h Movimento estudantil LGBTQIA+



08/09 - 19h Oficina de pesquisa científica em gêneros e sexualidades


09/09-19h Censura e contracultura



10/09-19h Cinedebate: cidade armário



Curtas que serão debatidos:


Sair do Armário: https://youtu.be/oNsn8RR2Nck

Banana: https://youtu.be/D13wZNQIl3U

Terra sem pecado : https://youtu.be/BUuqAd-Gq8w


Além das oficinas, painéis e cinedebates, o II Congresso Online de Resistência LGBTI+, tem também os grupos de trabalho e debate, que ocorrerão no período da manhã e tarde.


Grupos de Trabalho


GT 1: Relações étnico-raciais

GT 2: Educação, inclusão e formação docente

GT 3: Corpos, identidades e subjetividades

GT 4: Cultura, mídia e arte

GT 5: Política, eleições e poder


Para as inscrições das oficinas, painéis e grupos só clicar no link abaixo:




Para maiores informações chamar no inbox da página COR LGBTI+:


Serviço:

II Congresso de Resistência LGBTI+

Data: 6 a 10 de setembro

Link para inscrições e informações: https://www.even3.com.br/iicor2021/







  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page