• Fernand Lodi

Hibridus lança canal no Youtube no Dia Internacional da Dança



Hoje, dia 29 de abril, se comemora o Dia Internacional da Dança e nós, do Hibridus Dança, aproveitamos a oportunidade para celebrar e levantar questões que envolvem esta linguagem artística no momento.


A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e do circo. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris.

Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.

E a dança segue como uma importante área de conhecimento cultural e artístico, além de ter seu papel político na sociedade.


Muito mais que se mover, suar, pular a dança se dá em diversas outras áreas, tendo tantas outras roupagens.


Dançar, hoje, é uma ação de empodeIramento, um posicionamento político, é um ato formador de opinião.


Há muito, nós artistas, sobretudo artistas dançantes, vivemos um período de falta de políticas públicas de sustentabilidade, dentre outras coisas, para as artes.


E, com as questões que envolvem a pandemia do Corona vírus, como isolamento social, esta situação se agrava mais, daí o Hibridus dança, lançou uma convocatória, onde selecionou 20 artistas do Vale do Aço, para criarem vídeos, de seus trabalhos, para serem postados nas plataformas digitais do grupo, bem como de seus patrocinadores, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Aperam e Usiminas.


Cada proposta aprovada, recebe uma ajuda de $ 500,00, que consideramos importante neste momento em que todas as atividades artísticas estão suspensas.


A programação destas propostas está sendo organizada e já se começam as postagens no próximo dia 04 de maio seguindo até o dia 29 do mesmo mês. Foram 86 propostas selecionadas, das mais variadas áreas artísticas.


A programação finalizada, datas e horários, será veiculada nas redes sociais do grupo, antecipadamente, para que todos possam acompanhar. E hoje, em celebração a este dia, o grupo inaugura seu canal no Youtube:


https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg , e convida a todos para se inscreverem, como mais uma possibilidade de se dançar e onde os vídeos selecionados serão postados para apreciação de todos os interessados.


Dançar no interior, dançar na capital, dançar no Brasil ou em outros países não é a mesma coisa.

Cada local, cultura popular tem suas especificidades e influencia no jeito de se fazer dançar daquele ambiente, situação, clima específico, o que se mantém é o desejo, o que poderia se chamar de amor, ao ofício da dança.


Como diria uma das artistas da dança de maior influência mundial, Pina Bausch “Dance, dance, dance se não estaremos perdidos...” e assim, seguimos, dançando.


E, não menos importante e coincidentemente, hoje também é aniversário de Ipatinga, cidade sede do Hibridus. Desejamos que a cidade tenha muita prosperidade sem perder sua essência que são as pessoas que fazem esta cidade ser o que é.


Parabéns Ipatinga pelos 56 anos.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram