• Fernand Lodi

Instituto do Inox ministra aula inaugural do curso de Operadora Siderúrgica Soldadora



A Fundação Aperam Acesita, por meio do Instituto do Inox, realizou na última semana a aula inaugural da qualificação de Operadora Siderúrgica com ênfase em soldagem.


Voltado ao público feminino, o curso tem como objetivo capacitar mulheres para a sua inserção no mercado de trabalho metal mecânico no Vale do Aço.


A qualificação é pautada nas iniciativas do programa de inclusão com diversidade da Aperam, que busca fortalecer a presença feminina no setor industrial.


Com a carga horária de 215 horas, as qualificações serão desenvolvidas até o mês de outubro. Dentre os conteúdos programáticos do curso estão conceitos fundamentais dos processos siderúrgicos que tornarão o grupo apto a ingressar também no segmento de siderurgia.


“A Aperam assumiu o compromisso e está empenhada no programa de inclusão e diversidade que tem a diversidade de gênero como um dos pilares de desenvolvimento da cultura inclusiva, tanto internamente, em nosso quadro de colaboradores, quanto externamente, junto à comunidade. Estamos buscando capacitar, oferecer e ampliar as oportunidades, fortalecendo a presença da mulher no mercado de trabalho”, explica Rodrigo Heronville, diretor de Gente e Gestão da Aperam.


A faturista, Alciene Silva Gonçalves, da gerência de Matérias Primas de Redução, foi aluna do Instituto do Inox em uma das qualificações de Operadores Siderúrgicos realizadas.

Hoje, ela integra o time Aperam. A colaboradora participou do evento e compartilhou com a turma as experiências vividas ao longo da sua trajetória na empresa.


“A Aperam desenvolve um programa importante de inclusão e diversidade. As oportunidades estão surgindo, e temos tido a chance de mudar a realidade do mercado de trabalho, mostrando à sociedade que podemos atuar em qualquer ambiente, superando os desafios impostos pelo preconceito em relação ao gênero, por exemplo”, sublinha Alciene.


O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, esteve presente dando as boas-vindas às alunas, apresentando o planejamento do curso e comentando sobre a importância destas qualificações focada no gênero feminino para a Aperam.


“Com esta ênfase e com este foco, é a primeira vez que estamos realizando esta qualificação. Acreditamos que o lugar da mulher seja onde ela quiser, e estamos ampliando a nossa qualificação profissional da soldagem para que o setor industrial seja cada dia mais diverso”, pontua.


Fomentando o incentivo da presença feminina no setor, uma segunda turma será aberta no próximo semestre.


“Inicialmente a capacitação seria ofertada a uma turma de 12 pessoas a partir do processo seletivo, avaliando os perfis das interessadas, o Instituto do Inox ampliou o número de vagas dessa turma, prevendo ainda uma segunda capacitação para o mês de agosto”, observa Venilson.


Instituto do Inox


Criado há mais de 24 anos, o Instituto do Inox oferece cursos de qualificação profissional a munícipes da região com o intuito de fomentar a economia do Vale do Aço.


Assessoramento na capacitação e qualificação profissional, são algumas das frentes trabalhadas com jovens e/ou pessoas que buscam o primeiro emprego ou que pretendem se atualizar no mercado de trabalho.


O Instituto do Inox ainda busca estimular o empreendedorismo e possibilitar a criação de novas empresas e postos de trabalho no setor do inox.


Inclusão com Diversidade


A soma das singularidades é a nossa maior riqueza. Com o lema Eu respeito e valorizo as diferenças, o programa de Inclusão com Diversidade visa ampliar governança, representatividade e cultura inclusiva na Empresa, abrindo espaço para que diversidade esteja no cerne da estratégia da Aperam.



  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram