• Fernand Lodi

Instituto Janeth Arcain nas Escolas beneficia estudantes em Cubatão



Campeã mundial e ex-jogadora de basquete Janeth Arcain comanda projeto, que conta com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas


Mais uma jogada de incentivo ao esporte da Usiminas, com a parceria do Instituto Usiminas, é a retomada do patrocínio ao projeto IJA nas Escolas, conduzido pela campeã mundial, duas vezes medalhista olímpica pela Seleção Brasileira de Basquetebol, e ex-jogadora Janeth Arcain.


A parceria, que já havia sido firmada entre 2007 e 2011, foi retomada em 2021, com o objetivo de ministrar aulas de basquete, gratuitamente, para 100 crianças, de 7 a 17 anos, de escolas da rede pública de Cubatão (SP), cidade onde a Usiminas atua.


Com o projeto patrocinado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Instituto Janeth Arcain lança mão do importante legado de mais de 24 anos da ex-atleta no basquete brasileiro para o desenvolvimento social e formação integral das crianças e adolescentes participantes do projeto.


“A parceria da Usiminas e do Instituto Usiminas contribui diretamente para o atendimento das famílias em Cubatão. Fico extremamente feliz com a parceria, haja vista que já conseguimos atender mais de 100 famílias, por mês, na cidade entre 2007 e 2011”, declara Janeth Arcain.

“A formação integral desses estudantes participantes do projeto é a prioridade do IJA e a formação do atleta é uma consequência natural das atividades”, completa a medalhista, que foi imortalizada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA).


Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a volta do Instituto Janeth Arcain ao time de projetos patrocinados pela Usiminas e apoiados pelo Instituto Usiminas reforça as iniciativas de formação de crianças e adolescentes por meio do esporte.


“Temos a alegria de ver, hoje, atletas profissionais brilharem pelo país e pelo mundo afora, que começaram em projetos patrocinados pela Usiminas. Com o Instituto Janeth Arcain, temos a expectativa e a alegria de saber que vamos ampliar as oportunidades para mais estudantes”, enfatiza Penélope.


Basquete on-line


Em função da pandemia, as atividades do Instituto Janeth Arcain são realizadas por meio de plataforma on-line.


As aulas são planejadas considerando que os educandos possam fazer os exercícios em qualquer espaço disponível nas suas casas, com materiais acessíveis à todos.


Neste semestre, as atividades visam o desenvolvimento da coordenação motora geral e de capacidades físicas, como velocidade e agilidade, além de ensinar fundamentos do basquete, como molde de arremesso, drible e rebote.



  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram